Uma festa diferente voltada às crianças em que as principais atrações não foram necessariamente o cachorro-quente ou mesmo o refrigerante, e sim o estado nutricional delas. Assim pode-se resumir a festinha das crianças alusivo ao dia delas – comemorado no próximo dia 12 de outubro –, realizada na tarde desta sexta-feira (08/10) pela Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Guanabara. O trabalho de controle nutricional, já oferecido na rede municipal de saúde, pela primeira vez foi realizado no bairro em parceria com a Pastoral da Criança da Paróquia Santa Rita de Cássia. A ação ocorreu no Centro Comunitário. Com a parceria estabelecida, o objetivo a partir de agora, segundo a coordenadora de ramo paroquial, Elisabete Cristina Santos, é fazer um acompanhamento periódico dos pequenos para saber se estão com peso ideal para suas respectivas idades. “A proposta é combater a desnutrição ou mesmo a obesidade infantil”, adianta.

Conforme a enfermeira supervisora de equipe na ESF local, Alayde Custódio Erbella, nesta tarde as 125 crianças com idades entre seis meses a seis anos e cadastradas no Programa Viva Leite foram pesadas. “Já fazíamos a cada três meses o acompanhamento de puericultura por meio do Sisvan [Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional], até mesmo para saber se as crianças estão no peso e estatura ideal”, recorda. Se estiver tudo certo, conta ela, os pais são instruídos e orientados a continuarem nutrindo seus filhos da maneira mais saudável possível. Agora quando é detectado algo anormal, ou seja, a criança está acima ou abaixo do peso ideal, ou mesmo fora da estatura recomendada para àquela faixa etária, as famílias destas são encaminhadas para a pastoral. “Com essa nova parceria, a pastoral se incumbirá então de orientar os pais sobre os cuidados necessários. Além disso, passará a oferecer a multimistura de alimentos, receita para desnutrição e anemia”, completa.

A nova parceria estabelecida entre ESF do Guanabara e Pastoral da Criança é elogiada pelos pais. “Eu acho bom, porque sei que todos os cuidados para uma melhor saúde da minha filha serão tomados”, opina a moradora do bairro Camila Carolina Gonçalves de Sousa, 21 anos, que pela primeira vez levou a pequena Maria Carolina de Sousa Barbosa, de apenas um ano e oito meses, a ser atendida no local. “Antes, fazia esse controle na UBS [Unidade Básica de Saúde]”, completa.

“Eu também aprovo, porque temos o controle de peso e tamanho dos nossos filhos, bem como sabemos como está o desenvolvimento deles, se saudável ou não”, declara a também moradora do bairro, Isabel da Cruz Miguel, 26 anos, e mãe da pequena Júlia Rafael Miguel de Andrade, de apenas oito meses.

Mais festa – Nesta sexta-feira também houve festa para as 250 crianças atendidas na ESF do Jardim Cambuci. Foi no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. O agito ficou por conta dos Doutores da Alegria, já que a festa neste local foi realizada em parceria com acadêmicos de enfermagem da Universidade do Oeste Paulista.

Na próxima semana, mais festas estão programadas em ESFs. No dia 13, a partir das 13h, são as cerca de 1.500 crianças atendidas no ESF do Parque Alvorada que terão a chance de comemorar será no Centro Comunitário do bairro. Lá, o evento também é preparado pela ESF local em conjunto com acadêmicos de medicina e enfermagem da Unoeste. Além das delícias que serão servidas, haverá cama elástica e piscina de bolinha para a garotada.

No dia seguinte (14), os profissionais que atuam na ESF do São Pedro e os acadêmicos da Unoeste é quem organizam a festa para as crianças do bairro. Será a partir das 14h, no salão paroquial da Igreja São Pedro. São cerca de 500 convidados mirins que terão os direitos a brincar, se divertir e lanchar na ocasião. Por fim, a última festa ocorre no dia 16, na Casa de Sopa do Morada do Sol. Lá, são cerca de 700 crianças atendidas na ESF do bairro que também terão as mesmas regalias. (Fotos – Olímpio Moura)

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO