A Secretaria de Assistência Social recebe a partir desta segunda-feira (4/10) as inscrições para as 24 moradias do programa Vila da Dignidade, que foi instituído pelo decreto n. 54.285 de 29 de abril de 2009. A proposta tem como objetivo disponibilizar moradias e áreas de convivência social de acordo com as necessidades das pessoas idosas. Segundo a assistente social responsável pela Coordenadoria do Idoso, Andréia Almeida, podem concorrer às moradias idosos acima de 60 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro.
Segundo a assistente social responsável pela Coordenadoria do Idoso, para realizar a inscrição no programa o idoso deve atender aos seguintes critérios: Ser independente para as tarefas diárias; Ter renda mensal de até dois salários mínimos; vivenciar situação de vulnerabilidade social, preferencialmente os que estão sós ou sem vínculos familiares sólidos; situação de risco social, como violência doméstica, negligência e maus tratos, aliadas a situações de precariedade (acesso à moradia, alimentação, saúde e outras políticas públicas). Além disso, o idoso de morar há pelo menos dois anos no município.
De acordo com Almeida, após as inscrições os idosos devem passar por entrevista social, para a escolha dos beneficiários do Programa da Vila da Dignidade. Ela alerta os interessados a necessidade de trazer os seguintes documentos pessoas para a entrevista: RG, CPF, Título de Eleitor; Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de endereço e comprovantes de renda.
Ela ressalta que a finalidade do programa é o fortalecimento da rede de proteção e a defesa dos direitos dos idosos fornecendo moradias dignas.No entanto a ela lembra as moradias serão concedidas e não doadas. Já que os concessionários terão suas devidas obrigações com as moradias, de acordo com as orientações contidas no Instrumento de Concessão não onerosa de uso de imóvel. As moradias serão construídas nas proximidades do bairro Augusto de Paula e jardim Humberto Salvador.
Serviço – As inscrições para os interessados nas moradias da Vila da Dignidade têm início no próximo dia 4 de outubro e seguem até dia 15, na sede da Assistência Social, situada na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, nº 491, no Jardim Marupiara – ao lado do Fundo Social de Solidariedade. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h.Mais informações nos telefones (18) 3221-1797 ou 3221-6680. (Foto Marcos Sanches)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO