A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), situada nas proximidades do cruzamento da Avenida Washington Luiz com a Rua Armando Sales de Oliveira, registrou entre as 7h e 8h da manhã desta terça-feira (07/09), índice pluviométrico de 1,8 milímetros de chuva em Presidente Prudente. Apesar da pouca água, a umidade relativa do ar melhorou significamente, segundo a agência Climatempo. No período, de acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp, chegou a 100% e até ao longo do dia não deve ser menor que 50%. À tarde a temperatura máxima fica na casa dos 23 graus. A mínima esta manhã foi de 15 graus.
A chuva passageira desta manhã interrompe uma sequência de 51 dias de estiagem, haja vista que não chovia no município desde o dia 17 de julho. “A chuva e a trovoada registrada na região de Prudente foi ocasionada por uma frente fria que se formou ontem entre o Estado e Paraná, chegando essa madrugada no interior paulista. Essa frente provocou chuvas em várias regiões, sobretudo nas regiões sul e leste do Estado, onde fica o litoral e os vales da Ribeira e da Paraíba”, explica Weykamp.
E quem esperava por chuva, adianta ela, vai ter que se contentar com essa quantidade registrada hoje pela manhã. “Para amanhã [quarta-feira] já não temos mais condições de chuva para o interior. A frente fria se afasta e o calor volta a predominar. O que pode acontecer são pancadas de chuvas ainda nesta tarde, porém sem muita intensidade”, encerra.
Fonte: Secretaria de Comunicação