A participação maciça de profissionais médicos, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), membros dos conselhos municipais de saúde e gestores municipais atuantes no setor da saúde, estão entre as principais razões que levam o coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Nereu Oguido, a avaliar de maneira positiva a realização da Semana Municipal de Saúde do Homem, realizada na semana passada, em Presidente Prudente. O evento, que teve ciclo de palestras e orientações em UBSs direcionadas ao público masculino, foi promovido pela pasta municipal de saúde e pela Sociedade de Medicina (SMPP), logo após o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ promulgar a Lei nº 7.328, de autoria do vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), que institui a importância da mobilização no município em todo mês de agosto.

Segundo o coordenador médico do município, a projeção é tornar o evento ainda maior já a partir do próximo ano. “A Semana do Homem veio para provocar uma mudança de todo um conceito que culturalmente para o homem é mais difícil: agir por conta própria como forma de prevenir a sua própria saúde. Esse paradigma, sobretudo sustentado por alguns preconceitos, deve ser quebrado”, diz. “Assim, podemos comparar a primeira semana a uma semente que está sendo plantada agora. A ideia é lá no futuro colhermos bons frutos, no intuito de que tenhamos uma adesão de público participante cada vez maior”, completa.

Este ano, frisa o médico, a semana trouxe como prioridade a preocupação em despertar a população masculina para a importância de prevenção de doenças e da necessidade de acompanhamento médico periódico. Assim, diversos temas foram tratados e discutidos durante o ciclo de palestra realizado na Casa do Médico, tais como doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias (pneumopatias), além de temas como tabagismo e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), vasculopatias perfiéricas, câncer colo-retal, câncer gástrico, obesidade mórbida e a importância das vacinações. “O auditório ficou lotado durante as palestras, por isso a avaliação que a gente faz é ótima. A pretensão é melhorar a semana a cada ano”, encerra.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO