A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea) realizou a audiência pública, na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (01/07), para apresentação do projeto sobre a contratação de empresa especializada para implantação, operação e gestão de dois Ecopontos.
O projeto foi apresentado pelo assessor de secretaria da Semea, Bill Paschoalotto. Acompanharam a audiência o secretário da pasta, Wilson Portella, e os vereadores Demerson Dias, Sara Lopes, Cesar Saito (Babu) e Edu da Padaria. Também estiveram presentes empresas interessadas no assunto e munícipes e pessoas em geral que atuam na setor.
De acordo com o secretário da Semea, Wilson Portella, agradeceu a presença de todos e ressaltou que todo o processo foi pensado nas demandas a serem sanadas, considerando a realidade do município.
Bill Paschoalotto fez uma apresentação sobre todo o cenário dos Ecopontos, desde a implantação, na gestão do então prefeito Nelson Bugalho, até os dias de hoje. Conforme os dados apresentados, recentemente, foram necessários 900 caminhões para a limpeza completa da unidade do Sabará.
Conforme Paschoalotto, a demanda aumentou consideravelmente nos últimos anos, concomitantemente aos pontos de descarte irregular na cidade, que hoje somam 200, aproximadamente. Uma das explicações é a facilidade de troca dos itens de consumo, como móveis, por exemplo, que são descartados em locais inapropriados.
“Todo esse material depositado em vias e sem destinação correta tem um custo operacional elevado, pois não há uma equipe para atender essa demanda, o que acarreta muitos problemas, como doenças, oneração do patrimônio, degradação da imagem da cidade e descumprimento das Diretrizes do Plano Nacional”, explicou o assessor de secretaria.
Essa nova roupagem dos Ecopontos será adotada pelo município de Prudente para minimizar os fatores. O modelo vem sendo planejado desde 2024, com base em exemplos de cidades como Jundiaí e Americana, que já operam com ecopontos terceirizados.
O valor estimado da contratação é de R$ 1.162.000,00, com vigência de 12 meses, para a gestão das duas unidades: uma no Jardim Sabará e outra no Distrito Industrial, que devem operar todos os dias da semana, das 7h às 19h.
“Nosso objetivo é a redução dos pontos de descarte, redução dos custos de limpeza e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
O edital deve ser publicado na próxima semana. A previsão é de que o processo licitatório seja finalizado até as últimas semanas de julho. O critério de julgamento será por menor preço global, que será licitado via pregão eletrônico.
As documentações estão disponíveis para acompanhamento no site do município, por meio do link www.presidenteprudente.sp.gov.br, onde é possível encontrar o Estudo Técnico Preliminar – ETP e o Termo de Referência - Instalação de Ecopontos.
Fonte: Secretaria de Comunicação