No ano passado, Presidente Prudente era a 49ª no ranking das melhores cidades do Brasil em condições sócio-econômicas e com reflexo direto na qualidade de vida de seus mais de 200 mil habitantes. Neste ano, está em 40º lugar. Um salto significativo, comemorado pela administração municipal. O prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (PTB) avalia a nova posição como resultado dos investimentos no setor público, o superaquecimento no setor da construção civil, a manutenção do centro universitário de excelência e o fortalecimento do município como pólo regional prestador de serviços.

A avaliação científica é da Fundação Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), com sede em Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo. Realizada em todo Brasil, a pesquisa apura o desenvolvimento em setores como econômica, educação e saúde. A divulgação do trabalho contempla as 100 melhores cidades e também faz referência geográfica às cinco macro regiões brasileiras, na qual Presidente Prudente aparece como a 23ª cidade da região Sudeste que é a mais desenvolvida do País.

No setor público, Presidente Prudente – que em 14 de setembro irá completa 93 anos de fundação – vive o ápice de sua história em investimentos públicos, notadamente com recursos obtidos junto aos governos estadual e federal. São dezenas de obras já concluídas e outras tantas em andamento, incluindo melhorias na malha viária urbana e nas redes municipais de Ensino, de Saúde, de Assistência Social, de Esportes, da Tecnologia da Informação e da Cultura. Somente em canalização de fundos de vale são mais de 12 quilômetros já concluídos, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na área da iniciativa privada são centenas de novos empreendimentos. Entre os maiores estão, a construção do hipermercado Walmart e o primeiro bairro fechado, pela Goldfaber. O Grêmio Prudente se tornou a maior bandeira de difusão da cidade nos planos estadual, nacional e internacional. É uma presença notória que não está limitada a área esportiva, já que trouxe consigo centenas de atletas, incluindo os das equipes de base, que moram na cidade e, como tal, fazem parte da economia local, onde moram e estudam, etc. Existem ainda os membros da comissão técnica e dirigentes.

Entre os fatos que evidenciam Prudente, estão o recém obtido Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 5,4 pontos – 0,7 acima da média nacional; a classificação como 3ª cidade do Estado de São Paulo e a 8ª do Brasil entre 5.564 municípios no índice de gestão municipal de cultura; e o ensino em diferentes níveis, sendo que o universitário atrai estudantes das mais diferentes regiões brasileiras e até do exterior. Um fato novo está se desenhando que é a implantação da educação em tempo integral, através do recém criado programa Cidadescola.

Fonte: Secretaria de Comunicação