Assim como a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que conseguiu ultrapassar a meta inicial estipulada pela Secretaria de Estado da Saúde e vacinar no primeiro dia da campanha contra o vírus Influenza Sazonal (gripe comum) mais de 10% da população idosa, a Coordenação de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde também conseguiu examinar no último sábado (08/10) mais de 10% daquilo que tinha como meta no primeiro dia da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, realizada simultaneamente a campanha de vacinação. De acordo com a cirurgiã dentista da Coordenação de Saúde Bucal Arlete Gomes Santos Parizi, das 8h às 17h de sábado, 2.909 pessoas foram examinadas nos pontos de vacinação, das quais 75 foram encaminhadas para uma reavaliação no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Parizi explica que estas 75 pessoas receberam o encaminhamento, porque segundo ela, “durante a avaliação foram detectadas lesões que precisam agora ser diagnosticadas e/ou tratadas”. “A reavaliação é importante porque nela é feita biopsia, a fim de verificar se tal lesão pode ser câncer bucal ou não”, explica. Ainda segundo ela, o total de examinados foi expressivo se comparado aos números do ano passado. “Ultrapassou aquilo que tínhamos como meta para o primeiro dia campanha. A gente acredita que esse número só não foi maior porque nem todos os vacinados se submeteram ao exame de prevenção, muitos inclusive, por alegaram ter plano de saúde particular que cobre o tipo do exame”, revela.
A cirurgiã dentista encerra salientando que os exames para diagnosticar o câncer bucal nesta 10ª campanha são disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para pessoas com 60 anos ou mais até o dia 21 de maio. Durante a campanha também são distribuídos panfletos educativos, com informações de prevenção ao câncer bucal e explicações sobre o auto-exame da boca.
Fonte: Assessoria de Comunicação