Em razão de muitos correntistas e clientes usuários das agências bancárias de Presidente Prudente estarem reclamando da demora no atendimento de serviços prestados em caixa nestes locais, isto é, os bancos estarem supostamente desrespeitando a lei que prevê multas para àqueles que não cumprem os limites estabelecidos para o tempo de espera nas filas – que é de até 20 minutos em dias normais, e 30 minutos, em véspera e depois de feriados –, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) convocou para esta quarta-feira (28/04) reunião com representantes de 32 agências do município, para discussão referente à questão.

O encontro está previsto para às 9h e ocorre no auditório da pasta. Além do responsável pelo Departamento de Fiscalização do Comércio e Férias Livres da Sedepp, Adriano Calixto Alves, devem participar da reunião o secretário Carlos Frederico Machado Dias, a coordenadora-executiva do Procon de Prudente Ana Paula Atayde Setti, e o diretor de departamento da Sedepp, Amarildo José de Araújo, além dos gerentes de bancos.

Segundo Alves, a reunião é motivada pelas reclamações. Logo, frisa ele, o órgão fiscalizador quer ouvir o que os gerentes de bancos têm a dizer sobre ao cumprimento da legislação. “Temos notado muitas reclamações nesse sentido. Só que ao mesmo tempo em que recebemos as reclamações, muitos clientes ou correntistas não nos apresentam a senha eletrônica. Sendo assim, é difícil saber se tal agência cumpre ou não a lei”, explica.

De acordo com ele, os bancos são obrigados a fornecer ao usuário, assim que ele entra na agência, uma senha contendo a data e o horário de chegada e do atendimento. “Para comprovar que tem ficado na fila mais do que manda a lei, o cliente deve pedir a autenticação do atendimento na senha eletrônica durante atendimento no caixa. Este registro sim é a prova de que ele aguardou por mais tempo na fila, se porventura isso ocorre mesmo”, ressalta Alves. “A reunião de amanhã não tem o propósito de verificar se há ou não um cumprimento efetivo da lei nos bancos, mas alertá-los a atenderem o que é previsto na lei”, encerra.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO