O trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente conhecido como Sabadania recebeu o prêmio "Justiça para Todos", do Conselho Consultivo da Ouvidoria Geral. O prêmio deve ser entregue na primeira quinzena de abril. O trabalho premiado intitulado Defensoria Descentralizada foi aplicado nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras) localizados nos seguintes bairros: Parque Alexandrina, Augusto de Paula, Morada do Sol e Jardim Cambuci, além dos núcleos do Nochete e da Vila Iti.

O trabalho Defensoria Descentralizada foi desenvolvido em 2009 pelos defensores públicos Matheus Assad João e Giovana Devito dos Santos Rota, da regional de Presidente Prudente. Sendo aplicado no projeto Sabadania da Secretaria de Assistência Social.

Conforme a coordenadora de Proteção Básica da Assistência Social, Denise Cassiana de Souza, o projeto Sabadania surgiu com o objetivo de levar atendimento jurídico gratuito a toda população, palestras com os seguintes temas: Direito do Idoso, Direito da Família, Direito Previdenciário, Auxílio Doença, Benefícios do INSS, entre outros.

De acordo com Souza, além do atendimento jurídico, dentro do Sabadania eram disponibilizados serviços do Balcão de Empregos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), da Secretária de Saúde com exames de verificação da pressão arterial. Além da participação da Fundação Agripino Lima (FAL) fornecendo corte de cabelos gratuitos.A coordenadora adianta que o projeto Sabadania deve ser retomado neste ano.

Segundo Souza, no total foram realizados seis encontros do Sabadania. O projeto também contou com o apoio da União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp) e Faculdade Toledo Prudente, que disponibilizaram estudantes do curso de Direito para auxiliar no atendimento a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação