Como forma singela e simbólica de prestar de homenagem póstuma as vítimas da Covid-19 em Presidente Prudente, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), fez um plantio de mais de 170 mudas de árvores, que resultou na criação da ‘Ilha Ambiental da Memória’
O plantio foi realizado numa extensa mata localizada entre os bairros Residencial São Paulo e Jardim Novo Bongiovani por onde passa o afluente do Limoeiro. A área verde fica defronte à creche do bairro. A intenção é de futuramente instalar uma placa de identificação no local.
A ‘Ilha Memorial’ implantada em Prudente é uma tendência urbana seguida pelas cidades, e consiste num sistema de ‘bosqueamento’, com a concentração de árvores num determinado local, para que as pessoas tenham contato com um ‘bosque’ dentro da cidade, como explica o biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Segundo ele, a participação coletiva é importante na preservação do bosque dentro da cidade, que traz diversos benefícios à comunidade, pois com aumento da cobertura florestal, ocorre a melhora no conforto térmico, diante das altas temperaturas enfrentadas na cidade.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Wilson Rodrigues Portella, além da homenagem póstuma às vítimas da Covid, o objetivo é contribuir com o aumento da preservação do afluente do Limoeiro, por meio da conservação e proteção da mata ciliar com um bosque.
A equipe da Semea com apoio do Lions Club realizou o plantio de mudas e árvores nativas como pau-brasil, Ipês, Jacarandá, entre outras.
A ‘Ilha Ambiental da Memória’ fica na área de preservação localizada na Avenida Antônio Assis de Carvalho, esquina com a Rua Edmilson Barreto Lomas, próximo à escola municipal Benedita de Pádua Martins, no Residencial São Paulo.
Fonte: Secretaria de Comunicação