Desde o início da atual gestão, a prioridade sempre foi economia, agilidade e transparência. Implantada desde outubro de 2018, ou seja, há pouco mais de dois anos, a plataforma de comunicação e gestão documental para órgãos públicos, a 1Doc, exibe resultados expressivos.

De lá pra cá, a Prefeitura de Presidente Prudente deixou de imprimir um montante de 1.860.423 folhas. O montante corresponde a 93,02 árvores poupadas e a R$ 295.415,77 de economia aos cofres públicos.

Segundo o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Rogério Alessi, a plataforma é uma solução adquirida pela Prefeitura para comunicação interna e externa, o que inclui a tramitação eletrônica dos processos.

Sem ser possível mensurar a quantia em valores, ele afirma que além da economia com impressões, houve também redução de gastos com combustível, já que muitos documentos que tramitam entre várias secretarias não dependem mais de alguém para fazer a logística de locomoção dos mesmos.

“Há mais de 4 mil servidores ativos na Prefeitura. Cada um tem direito a seis abonos por ano. Antes, tinha de ser feito requerimento em duas vias e encaminhá-lo ao Departamento de Recursos Humanos. Em uma conta rápida, são 48 mil impressões ao ano que deixamos de realizar. A 1Doc veio para substituir boa parte dos processos físicos por eletrônico, gerando economia e agilidade na comunicação”.

O secretário conta ainda que a maior parte dos processos ocorre de maneira imediata e que são priorizados na forma física apenas documentos extremamente importantes e quando vão para órgãos externos, ou seja, que não são ligados à Prefeitura.

Além de poupar mais de 93 árvores, Alessi reforça que com a menor tramitação de veículos para locomoção dos documentos, houve também menos emissão de gases poluentes ao meio ambiente e ainda menor consumo de energia elétrica, já que foi evitado o uso de impressoras. “Ou seja, priorizamos economia, agilidade e transparência e ainda preservamos o meio ambiente”, conclui.

Fonte: Secretaria de Comunicação