O Centro de Educação Profissional Antonio Zacharias (Cepaz) retomou o início do ano letivo nesta segunda-feira (1/02). Os alunos foram recepcionados em três solenidades, às 9h, às 13h e às 19h. Na solenidade do período noturno, o prefeito Milton Carlos de Mello 'Tupã' (PTB) falou que fez questão de estar presente em todas aberturas oficiais do curso, para mostrar a importância da escola, dos cursos, e dos alunos. "É importante que todos tenham essa consciência. Queremos que a nossa população tenha preparação profissional", comentou.
Na ocasião, o diretor-presidente da Fundação Educacional Vicente Furlanetto José Caetano Silva comentou que nenhuma cidade do interior oferece tantos cursos como o Centro Antonio Zacarias. "A nossa intenção é atingir mais de 2.000 alunos este ano", disse.
Segundo Silva, "a intenção é implantar novos cursos em março como o de Informática para a Comunidade com 200 vagas e para de forro em Gesso, curso com 48 vagas". Atualmente são oferecidos os seguintes cursos de programação continuada: confecção de bolsas em couro e sintético, panificação e confeitaria, costura em máquina reta e overloque, corte e costura sob medida, técnicas de bordado, marcenaria, construção civil (pedreiro assentador de tijolo, pedreiro revestidor azulejista e pintor de obras), instalador hidráulico e eletricista residencial. Além dos cursos profissionalizantes que são o de técnico de curtimento, técnico de alimentos e técnico.
Para Tupã, essa conquista é uma somatória de esforços, que depende do apoio de parceiros como o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). "Quero mostrar o meu reconhecimento, pois não fazemos nada sozinhos", frisou.
O diretor-presidente da Fundação reforçou que a prefeitura é a principal parceira através do orçamento anual que torna possível a realização dos cursos. "Temos equipamentos que nenhuma instituição tem, isso é para que todos tenham orgulho de ingressar numa escola de alta qualidade", destacou Silva.
Silva ainda relembrou que foi através do prefeito Milton Carlos de Mello que viabilizou a vinda do curso Técnico em Química na unidade, quando reforçou o pedido ao presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf que visitou a unidade outubro de 2009.
Além do prefeito Tupã, prestigiaram a recepção aos alunos organizada por Caetano da Silva, a coordenadora Rita de Cássia Capató e a professora e diretora dos cursos de bordado, confecção e costura, Márcia Pelissari.
Fonte: Assessoria de Comunicação