A Farmácia Central completa nesta semana um ano de funcionamento em sua nova “casa”, mais ampla e confortável para o atendimento do público. De acordo com a farmacêutica responsável Kátia Sobires, neste primeiro ano nas novas instalações, a Farmácia Central atendeu mais de 105 mil prescrições, o que dá uma média mensal de quase nove mil prescrições, além dos 215 atendimentos-mês dos insulinodependentes cadastrados na unidade, que recebem os kits para Auto Monitoramento de Glicemia Capilar e orientação farmacêutica.

O novo prédio inaugurado pelo prefeito Nelson Bugalho no dia 25 de julho de 2019. Está localizado na Avenida Washington Luiz 191 esquina com a Rua Dr. Doutor José Foz (antiga sede da Receita Federal). “O novo prédio é bem localizado e de fácil acesso para população, o que trouxe mais conforto para os pacientes e os funcionários”, disse Sobires. Segundo ela, o espaço conta com infraestrutura maior e mais adequada para o atendimento e o armazenamento da rede de frio.

Em relação à quantidade de medicamentos dispensados gratuitamente, estas totalizam 8.614.590 comprimidos/cápsulas e 76.821 medicamentos em outras apresentações (ampolas, frascos, bisnagas de pomada, envelopes) no período de um ano, totalizando 8.691.411 de unidades.

A quantidade de medicamentos e insumos entregues gratuitamente a população neste primeiro ano representou um custo de quase R$1.500.000,00, provenientes de recursos conveniados e próprios.

Na Farmácia Central também funciona a Rede de Frio, que consiste no armazenamento e conservação de vacinas e soros, que abastecem as salas de vacina e atendem ao Calendário Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).

O prédio presta uma homenagem póstuma a ‘Kimie Therezinha Nishiura Turura’, que teve a vida dedicada à saúde pública.

O prédio conta com doze funcionários fixos, entre farmacêuticos, auxiliares de farmácia, serviços gerais, escriturário, auxiliar de enfermagem, vigia, além de plantonistas.

Fonte: Secretaria de Comunicação