A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) apresentou nesta terça-feira (17/12), ao prefeito Nelson Bugalho, os resultados alcançados pelo Pape (Programa de Apoio Pedagógico Especializado). Instituída em outubro de 2018, a iniciativa tem como objetivo avaliar e atender os alunos do Sistema Municipal de Educação que apresentam dificuldades de aprendizagem com possíveis distúrbios ou transtornos.

Segundo dados apresentados, as 32 escolas que contam com Ensino Fundamental 1 receberam ao menos duas visitas, que resultaram na avaliação de 379 alunos. O montante de atendimento compreende a 4,1% das crianças matriculadas entre o 1º e o 5º ano.

“São resultados extremamente positivos. Conseguimos selecionar as crianças que realmente foram diagnosticadas com algum problema. Ainda não atingimos o que gostaríamos, mas para o próximo ano a intenção é ampliarmos as parcerias. Mesmo assim, conseguimos salvar várias crianças que estão voltando para o ritmo de aprendizado normal”, comenta Sônia Pelegrini, secretária da Seduc.

A secretária diz também que as famílias têm dado muito valor ao Pape e têm conseguido perceber que as crianças, por uma atenção pequena, se modificam, elevam a autoestima e vão mais felizes para as escolas. “Às vezes, algo pequeno faz com que a criança passe um tempo na escola sem aprender, e, intelectualmente, ela não tem problema de aprendizagem. Ou seja, o atendimento do Pape salva a vida da criança, porque ela poderia demorar mais tempo para se alfabetizar e isso ocorre no tempo correto”, enaltece.

O chefe do Executivo pontua que o Pape é um passo significativo na melhora do ensino-aprendizagem do Sistema Municipal. “Temos que aprimorar e incentivar o programa, e cabe ao Poder Público estimular e procurar novas parcerias. No próximo ano, vamos melhorar a iniciativa que tem apenas um ano e registra resultados significativos. Agradeço muito aos parceiros, pois sem eles não alcançaríamos tal feito”, conclui.

Além dos citados no texto, o encontro contou com a presença de representantes da Seduc, como Selma Martin, Cíntia Teixeira Mendes, Rita de Cássia Gonçalves, Márcia Janial, Roseli Furlan, Claudiele Christofaro, entre outras; da Secretaria Municipal de Saúde, como os médicos Jorge Cerávolo e Kety Kimi Saito Katuta; além de parceiros da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e do Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, representados pelos médicos Elza Utino Daniel Honorato de Barros, e demais representantes ligados ao programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação