O Governo de Presidente Prudente, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), e a Fundación Mapfre, iniciam neste mês nas escolas municipais, a implantação do Programa Educação Viária é Vital. A ação integra a programação do Meio Amarelo.

A iniciativa trabalha de forma especial com o tema ‘Educação para o Trânsito’ e visa incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas no contesto da circulação pelos espaços públicos. A ideia é que os alunos e professores estejam envolvidos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nas áreas públicas utilizadas pelos anos, isso desde os ambientes compartilhados, como na escola, até mesmo a cidade como um todo.

Dessa forma, o programa favorece a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. Com o desenvolvimento da ação nas escolas, a intenção é promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados para incentivar a circulação mais segura, eficiente e, sobretudo, mais humana.

Posteriormente, os projetos serão enviados à Fundación Mapfre para um processo de avaliação. O melhor representará Prudente em um evento nacional. Além disso, todos serão avaliados também pela Semob que analisará a viabilidade de implantação realizando as intervenções viárias propostas pelos alunos.

Já entre os dias 23 de setembro a 5 de outubro, os alunos terão a oportunidade de participar do Programa ‘Na Pista Certa’, direcionado para crianças de cinco a nove anos. Neste, elas participam de experiências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular. No dia, conhecem também uma carreta que se transforma em um espaço de contação de histórias. O programa tem suporte técnico pedagógico da equipe da Fundación Mapfre, da coordenadora pedagógica da Seduc, Simone Deak, e do coordenador de Educação para o Trânsito Semob, Renato Gouvea.

Na noite dessa segunda-feira (20/05), ocorreu a reunião entre docentes e especialistas da Fundación Mapfre para início da capacitação dos professores. Neste primeiro momento, ocorreu o encontro presencial, realizado no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais de Educação). Agora, terá sequência na plataforma EAD (Ensino à Distância).

Fonte: Secretaria de Comunicação