O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o vice-prefeito Marcos Vinha inauguraram, no início da noite dessa terça-feira (27/12), a Escola Municipal de Educação Infantil ‘Júlio Braga’, no Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador. A unidade atenderá 150 crianças, com idades entre 0 e 5 anos.

Na oportunidade, representando os familiares e amigos presentes, a esposa de Júlio Braga, Naíde Videira Braga, agradeceu a presença de todos, bem como a homenagem aprovada pelo chefe do Executivo e proposta pelos vereadores da 16º Legislatura da Câmara de Prudente. “Agradeço ao tempo de vida que tivemos juntos, passou rápido, foram 45 anos. Júlio era uma pessoa muito preocupada com a família, tanto que uma das últimas palavras que falou foi para que cuidasse da família. Agradeço muito a homenagem, onde ele estiver sei que está muito feliz”.

A titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ondina Barbosa Gerbasi, disse ser um dia de muitas emoções, à família pela homenagem ao Júlio Braga e ao Governo que entregou a última escola na atual gestão, somando 14 inauguradas.

“Além disso, deixamos outras quatro em construção, quase prontas, que ficarão para o próximo Governo. Completamos 100% do compromisso com o Ministério Público e Poder Judiciário, mas principalmente com as famílias, em oferecer vagas para crianças de 0 a 3 anos, são 5.030. Com a educação infantil [0 a 5 anos], são mais de 8 mil alunos. Era pra atendermos 100% em 2018 e já conseguimos cumprir essa meta em 2016, o que é mérito deste Governo. Ampliamos muito a educação”, destacou.

Já o vereador Izaque Silva, que falou em nome da Câmara, definiu ser uma honra e alegria ter feito parte do atual governo. “Sou vereador há 24 anos e nunca tive a oportunidade de participar, compartilhar com a administração. Iniciar a administração [em 2009] inaugurando um posto de saúde e terminar inaugurando uma escola é uma honra muito grande. Aqui passarão os futuros cidadãos de Prudente, São Paulo e do Brasil”, enalteceu.

Sobre Júlio Braga, Izaque disse tê-lo conhecido quando ainda era juiz de futebol. Destacou o patrono da escola do Humberto Salvador como um excelente vereador, atuante e comprometido com as causas sociais. “Era uma pessoa que levava alegria aonde chegava. É uma honra grande participar dessa homenagem”, lembrou.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Tupã destacou a presença dos amigos e familiares de Júlio Braga em uma homenagem realizada as vésperas do ano novo, o que, segundo ele, “mostra a importância que o Júlio teve e tem”.

O chefe do Executivo lembrou ainda que conheceu o homenageado em 1986 e que ele sempre foi uma pessoa muito educada. “Ele foi uma pessoa importante na sociedade prudentina com ações sociais, passando seus conhecimentos aos outros, o que tem continuidade através de sua esposa, a professora Naíde. Ano que vem é o centenário da cidade, temos que lembrar sempre das pessoas que fizeram e fazem a história de Prudente. Fica aqui a lembrança e o reconhecimento de uma cidade ao trabalho que o Júlio fez”, concluiu.

A unidade – A construção, orçada em R$ 1.730.000,00, valor este oriundo de convênio junto ao FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação) e de recurso próprio, foi executada pela Tucano’s Terraplanagens, empresa vencedora de licitação. Além disso, outros R$ 161 mil foram utilizados para aquisição de mobiliário. A nova escola tem área construída de 813,78 metros quadrados (m²) e conta com salas de atividades, multiuso, refeitório, fraldário, lactário, solários, sanitários, pátio coberto, playground, espaços administrativos, dentre outras dependências.

Patrono – Júlio Braga nasceu em 7 de novembro de 1949. Filho de Julio Braga e Alta Vieira, passou a infância e a adolescência em Martinópolis. Já aos 18 anos ingressou como auxiliar administrativo na Sede Administrativa do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Prudente, onde trabalhou até se aposentar em 1997. Trabalhando no Sesi, Braga apitou jogos amadores pela Liga Prudentina de Futebol. Essa atividade foi deixada quando eleito a ocupar o cargo de vereador, em 1982.

Júlio Braga casou-se em 9 de dezembro de 1972 com a professora Naíde Videira Braga. Da união, nasceram Juliana Heloíza e Sérgio Tadeu. Formou-se como Bacharel em Direito em 1977, na Faculdade de Direito ‘Dr. Antônio Eufrásio de Toledo’. Entretanto, a advocacia só for exercida após se aposentar pelo Sesi. Nesse ínterim, foi professor no curso de Contabilidade do Esquema Objetivo, também deu aulas em curso preparatório para exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na Câmara Municipal, além de eleito em 1982, foi reeleito em 1989, foi suplente na eleição de 1993, assumindo o cargo por várias vezes. Júlio Braga foi ainda radilialista na Rádio Paulista, prestando Consultoria Jurídica. Avô de cinco netos: Ângela, Inácio, Isabel, Ana Julia e Emilio, completaria em 09/12/2015, 43 anos de casado. Júlio Braga faleceu em 20 de outubro de 2015.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação