“Lutou, amou, sonhou e em uma linda escola se transformou”. Com essa frase, o grupo de amigos de Eliane Tadiotto Araújo, representado por Lucimara Rodrigues da Silva, definiu a homenagem póstuma a servidora pública que empresta o nome à Escola Municipal do Residencial Cremonezi, inaugurada na manhã deste sábado (10/09). “Uma homenagem devida e justa. A Eliane contou um conto breve, não chegou aos 50 [anos], mas pôde com tanto amor contar uma história de alguém que sonhou, lutou e acreditou nas pessoas”, disse, Lucimara.
“Aprendemos com ela que apesar dos momentos de sofrimento, conseguimos passar alegria a alguém. Sempre fez com que amássemos umas às outras, levantando nossa autoestima. Tenho certeza que se muitas estão em pé hoje, é graças a Eliane, que sempre estará em nossos corações pela determinação e coragem que nos ensinou”, acrescentou Inês Custódio, ex-aluna de Eliane no Grupo de Idosos da Vila Marcondes. “Pessoa sonhadora e que não parava de trabalhar. Foi até o fim!”, completou Márcia Rozas, que também é professora de educação física da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
Já Wilson Pereira Duarte, primo de Eliane, disse ter sido difícil, em nome da família, traduzir em palavras todos os sentimentos tidos por Eliane. Dessa forma, declamou um poema de sua autoria que definiu a prima como uma pessoa cheia de esperança, alegria, perseverança e garra.
Na sequência, a diretora da unidade, Joyce Grazielle Marin Lopes, ressaltou que espera fazer jus ao nome de Eliane e ofertar um atendimento de qualidade às crianças. “Eu e toda equipe estamos empenhadas e dispostas a fazer dessa escola padrão. Além disso, a população já está dando muito respaldo e bastante apoio”.
A titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ondina Barbosa Gerbasi, lembrou que a Escola Municipal de Ensino Infantil seguirá os moldes de cogestão com o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). “O prédio é municipal. O contrato é para questão do pessoal que trabalha. A Seduc fará a fiscalização e acompanhamento diário da creche através da equipe de supervisores. Cuidamos de toda parte pedagógica e o Ciop da contratação de pessoal”, explicou.
Por fim, o prefeito em exercício, Marcos Vinha, cumprimentou a todos que tiveram a oportunidade de conviver com Eliane e definiu a homenagem à professora como um orgulho ao Poder Público. Além disso, disse que espera que a equipe escolar tenha a responsabilidade de cuidar das crianças como se fossem filhos, sobrinhos ou netos. “Ajudem a Joyce [diretora] a cuidar da escola”, pediu à população.
Além do ato solene, a inauguração contou com apresentação de Oficina de Flauta do Programa de Educação Integral Cidadescola com os alunos da Escola Municipal Odette Duarte da Costa. O evento contou com a presença de demais familiares e amigos da homenageada, população local, funcionários da escola e autoridades municipais.
Homenageada – Eliane Tadiotto Araújo foi casada com Júlio César de Lima Araújo, com quem teve os filhos Matheus Teodoro e Júlia Tadiotto Araújo. Ingressou no Poder Público em 1994 como professora recreacionista. Atuou por 20 anos e 30 dias na vida pública passando pelas secretarias de Assistências Social, Educação, Esporte e Cultura. Seu maior legado foi frente a Melhor Idade.
A escola – A unidade que fica no Residencial Cremonezi é fruto de parceria entre os governos Municipal e Federal, por meio da CEF (Caixa Econômica Federal). A escola, que tem 991,5 metros quadrados (m²), foi orçada em R$ 2.460.035,62 e atenderá 152 alunos com idades entre 0 a 5 anos. No local, há salas de atividades, multiuso, refeitório, fraldário, lactário, solários, sanitários, pátio coberto, playground, espaços administrativos, dentre outras dependências.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação