A VSM (Vigilância Sanitária Municipal) informa que nesta sexta-feira (05/08), em Presidente Prudente, haverá o ‘Dia D Vigilância Sanitária’. Dessa forma, o órgão informa que desde as 8h haverá ações relacionadas ao dia, bem como o lançamento do site oficial, que é o http://presidenteprudente.sp.gov.br/site/vigilancia/.

Já na Escola Municipal Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, a partir das 8h, a ação realizada abordará o tema ‘alimento saudável e higiene das mãos’. Entre as atividades, haverá orientação técnica ao serviço de alimentação escolar, teatro de fantoche para as crianças com coreografia da música ‘Uma mão lava a outra’, técnica de lavagem de mãos para alunos do ensino infantil e rotulagem e armazenamento de alimentos, incluindo visita ao mercado local.

“Não adianta o alimento ser oferecido com a condição correta de vigilância sanitária e a pessoa pegá-lo com as mãos sujas, pois dessa forma contaminará o alimento”, explica Maria Clara Sahu, educadora de saúde da VSM.

Concomitante a ação na escola, haverá orientação e panfletagem ao consumidor, das 9h as 11h e das 13h às 15h30, nos supermercados Avenida, Pastorinho, Econômico e Estrela, sendo as quatro unidades do Centro, no Estrela do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, no Nagai do Jardim Paulista, bem como no Muffato do Prudente Parque Shopping e no Carrefour. O enfoque nos comércios será ‘qualidade e armazenamento dos alimentos’.

Maria Clara diz que nos supermercados as orientações serão sobre o que consumidor deve observar nos estabelecimentos, a maneira de armazenar os alimentos e até mesmo a ordem correta de pegá-los. “O mercado dispõe das condições sanitárias adequadas, mas, muitas vezes, ao efetuar a compra o consumidor passa na prateleira dos frios e adquiri algo. Na sequência, ainda vai comprar todos os outros produtos necessários. Até ele chegar a sua residência e colocá-lo na refrigeração novamente, o alimento pode ter pedido as condições adequadas”, relata.

De acordo com a educadora, o ‘Dia D Vigilância Sanitária’ é uma data para sensibilizar a população e promover ações educativas. “O objetivo é divulgar o trabalho do órgão e orientar o cidadão. A população tem que ter o conhecimento de que ao adquirir um produto, tanto um alimento quanto um remédio, a Vigilância Sanitária já fez uma ação antes, porque é um órgão que age na parte preventiva a fim de garantir que os produtos adquiridos tenham condições sanitárias adequadas”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação