Um aluno com deficiência intelectual e física do terceiro ano da Escola Municipal Maria do Socorro Brito de Almeida, que frequenta no contraturno escolar a sala de recursos multifuncional da unidade Francisca de Almeida Góes Brandão, foi alfabetizado por meio de recursos adaptados no computador, como big mouse e computador com software boardmaker com o recurso de varredura. Assim, ele consegue produzir algumas escritas com autonomia.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Jussara Oliveto Miralha, esses recursos foram conseguidos por meio do Convênio de Educação Inclusiva estabelecido entre a Prefeitura e o MEC (Ministério da Educação), por meio do Programa Escola Acessível. Para ela, caso não fosse esse recurso, a criança não conseguiria produzir a escrita, “pois seu movimento de mãos é bastante limitado”.

Esse trabalho começa na sala de recursos e, quando a criança adquire autonomia, é disponibilizado um computador para uso na sala de aula comum. Isso já ocorreu com outras crianças da escola Maria do Socorro de Almeida.

Os recursos de tecnologia assistiva utilizados foram: mouse big esfera, já que uma vez que dado ao comprometimento motor da criança, ela não consegue manusear o mouse comum, computador, software boardmaker, sendo este um software que permite a construção de pranchas de comunicação alternativa, e ainda teclado virtual.

Ao associar o teclado virtual com o recurso de ‘varredura’, sendo que o software destaca letra a letra e, com um clique, a criança seleciona a letra que desejar, e com o apoio do mouse big esfera, o aluno consegue produzir a escrita.

É válido afirmar que o Programa ‘Escola Acessível’ disponibiliza recursos na unidade que tenha salas multifuncionais para que possam realizar reformas de acessibilidade e/ou adquirir materiais e equipamentos de tecnologia assistiva.

Para os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) do ensino fundamental da Rede Municipal, são realizadas reuniões pedagógicas de formação continuada as quintas-feiras, no período da manhã, com a coordenadora pedagógica Jussara Oliveto Miralha, nas quais, entre outros assuntos tratados, está o uso dessa tecnologia.

Nesta quinta-feira (19/11) a formação continuada contará também com a participação da professora Tânia Boffi da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Durante o encontro, ela problematizará o uso de outros recursos de tecnologia assistiva que possam possibilitar a participação e acesso ao conhecimento das crianças com deficiência na escola. (Por João Victor Guirado)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação