Inaugurado em 1997, até ontem (03/11) o Centro Comunitário do Jardim Maracanã não tinha um uso adequado, mas a partir desta quarta-feira (4), após uma reforma no prédio, o lugar deu espaço ao novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Transtorno) de Presidente Prudente. O equipamento público foi inaugurado oficialmente na manhã de hoje pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’.
Durante o ato, a supervisora de Saúde Mental da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marli Fernandes, expôs que o Caps é um modelo substitutivo à população dos hospitais psiquiátricos por conta das desinternações. “Fazemos parte da reforma psiquiátrica do Brasil”, destacou.
Já Carolina Marani, que é assistente social e gerente do Caps II, disse que o equipamento somará a uma rede de atenção existente e que fará integração com as demais políticas públicas, como assistência social, educação, entre outras. “O maior beneficiário disso tudo será o usuário”.
O secretário da Sesau, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, afirmou que a Saúde em Prudente será conhecida como antes e depois do prefeito Tupã. “Quando assumimos [em 2009] havia apenas um psiquiatra, hoje temos 10. Na época, era apenas um Caps recém-inaugurado e com falta de repasses. Hoje temos o Caps Infantil, que atende mais de 100 crianças, o Caps AD [Álcool e Drogas], que estamos reformando, enfim. Ninguém fez o que ele [Tupã] fez. Não tem nem comparação”, frisou.
Sobre a inauguração do Caps II, Andrade disse que culminará com as residências terapêuticas. “Já temos quatro apartamentos e agora vamos começar a mobiliá-los. O Hospital São João vai fechar até dezembro e esses pacientes serão transferidos para nós [Rede Municipal de Saúde]. Já o PA [Pronto Atendimento] 24h do Ana Jacinta, com a inauguração da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] dará lugar ao Caps III. Ou seja, mais um avanço na saúde mental”, ressaltou.
Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo salientou que quem não atua na área da saúde, muitas vezes desconhece a complexidade do atendimento do Caps. “Quando não temos conhecimento, achamos um Caps supérfluo. Quando ouvimos a Marli e o Sérgio falarem que são mais de 100 crianças atendidas [no Caps Infantil], temos que nos preocupar”, reforçou.
O prefeito concedeu ainda as mudanças na Saúde em Prudente aos funcionários da Sesau. “Lógico que a estrutura física é importante, mas se não houver comprometimento dos profissionais, não adianta ter prédios e móveis bonitos. Fica registrado então meu respeito, e de grande parte da população, pelo que fazem pela saúde. Somos diferenciados, mas graças ao comprometimento dos funcionários”, enalteceu.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação