Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26) a sede própria do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, localizada na Avenida 14 de Setembro, 1080, no Parque do Povo.

O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre autoridades civis e militares, membros da sociedade civil, servidores do judiciário, deputados, prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos e do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho e Diretor do Fórum Trabalhista, José Roberto Dantas Oliva.

Para iniciar a cerimônia, a Banda Regimental de Música do 18º Batalhão da Polícia Militar executou o Hino Nacional Brasileiro para o hasteamento dos pavilhões. Coube ao prefeito Tupã realizar o desenlace da fita inaugural do novo prédio, onde também foi feito o descerramento da placa de inauguração. Foi feita ainda benção ecumênica na presença de um padre e um pastor.

O deputado federal Evandro Herrera Bertone Bussi deu abertura aos discursos, seguido do presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Rodrigo Lemos Arteiro.

Em discurso emocionado, doutor Oliva descreveu com detalhes todos os trâmites do processo de criação do prédio. “Hoje é um dia especial, de concretização de um sonho iniciado há 30 anos. Estamos muito felizes, diria até que com a autoestima elevada, por ter um prédio à altura da dignidade do Poder Judiciário Trabalhista e de Presidente Prudente e dos demais municípios jurisdicionados, são 17 no total, incluindo a sede. Temos certeza de que aqui, além de melhores condições de trabalho, teremos também melhores condições para atender à população”, comemora o jurista emendando que o prédio terá condições de instalar outras Varas do Trabalho futuramente.

“Temos hoje duas Varas instaladas aqui em instalações amplas e confortáveis, com 100% de acessibilidade. No futuro, quando todos os processos forem eletrônicos, teremos a diminuição do espaço físico hoje ocupado pelos processos em papel. Haverá condições de instalar até mais Varas de Trabalho neste prédio”, projeta.

Por sua vez, o prefeito enalteceu a persistência do juiz Oliva para a construção do prédio. “Essa história começou com a doação do terreno feita pela prefeitura em 1986. Quando ainda no meu primeiro mandato tivemos a conversa inicial, achei que o Dantas não concretizaria esse sonho, e hoje estamos aqui nesse prédio maravilhoso, projetado dentro de todas as áreas técnicas da engenharia e arquitetura por um servidor municipal, o arquiteto Maurício Fernandes, a quem registro meu agradecimento. Parabéns Oliva, por sua luta e exemplo de honestidade e lealdade”, pontua.

Segundo o desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos, a inauguração do novo espaço deverá agilizar o andamento dos processos, uma vez que de janeiro a junho, o Fórum Trabalhista de Presidente Prudente contabiliza 2.162 processos eletrônicos já digitalizados, o que é considerado uma grande demanda.

“O magistrado tem que ser líder da comunidade, ir à campo. E assim fez o Oliva, com sua liderança e empenho escreve diariamente a história. Quem move a nação são os trabalhadores e empregados. Que este prédio seja palco de soluções justas para restabelecer a paz social”, encerra.

Dependências

A construção do prédio ficou a cargo da Prudesan Engenharia, com investimentos que somaram R$ 8.580.963,70, em 29 meses de construção.

Os quatro pavimentos contam com sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência, além de dois elevadores. No subsolo, localiza-se o estacionamento, com vagas para 20 veículos, e, nas laterais, o prédio possui vagas prioritárias.

No térreo, localizam-se o auditório para 69 pessoas, a sala de convívio dos juízes, a ampla sala da Ordem dos Advogados do Brasil e a Coordenadoria de Gestão Compartilhada de Processos Judiciais e Administração Interna, além das agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa.

Nos pavimentos superiores, estão localizadas as Varas do Trabalho, uma por andar, com suas respectivas secretarias, vestiários, sala de assistentes, duas salas de audiências e gabinetes de juízes.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação