O Governo de Presidente Prudente e o Banco do Brasil entregaram, nesta segunda-feira (09/02), o cheque no valor de R$ 70 mil ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Parte da quantia, conforme informado no ato solene, será destinada a Lumen Et Fides, vencedora do Projeto Voluntariado do Banco do Brasil, enquanto que o outro percentual será compartilhado com as demais entidades de Presidente Prudente.

“Para que possamos ter transparência em todos os recursos que são passados às entidades, o Conselho é parceiro. Então temos o Fundo Municipal que administra o dinheiro e a Lumen buscou essa parceria com o Banco do Brasil. Nós Conselho avaliamos e damos o aval de ‘ok’ devido a sua trajetória e a sua política de assistência junto as crianças e adolescentes que têm autismo e deficiência. Agradecemos a Lumen e ao Banco do Brasil”, pontua Ana Cristina Fonseca Ornelas, presidente do CMDCA.

O responsável pela Lumen, Wandick de Souza Fernandes disse ser uma alegria receber a doação do Banco do Brasil. Segundo ele, o recurso ajudará no atendimento proposto pela entidade. “Nossa missão é oferecer um tratamento reabilitador para pessoas com autismo, disfunção neuromotora e doenças neuromusculares. Sendo assim, buscamos oportunizar um atendimento diferenciado firmando parcerias. Hoje, vejo com alegria o Banco do Brasil se preocupando com a benemerência e a Lumen, felizmente, entre todas as entidades do país, foi uma das escolhidas para receber parte deste recurso”, comemora.

Já o gerente estadual de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Hélio Masso Kawano, também avaliou o momento como alegre. Para ela, é satisfatório solenizar a entrega do cheque a entidade “conceituada”. “Dentro do país todo, 22 projetos conseguimos aprovar somente na nossa superintendência estadual, que é composta por 333 municípios e mais de 350 agências. No país todo foram 100 projetos. Este é um primeiro projeto em Prudente. A partir do momento em que temos um aprovado no município, pedimos que as demais entidades também se organizem e procurem fazer o projeto para ter acesso ao recurso. O ato solene é para divulgar que é possível ter acesso a esse recurso do Banco do Brasil”, ressalta.

“Vimos trabalhando com esses projetos, dentro do nosso mercado de desenvolvimento sustentável, desde 2010. Sempre incentivamos que os funcionários sejam voluntários nos municípios em que estão inseridos, pois eles sabem qual a necessidade da entidade. Muitos não acreditam que é possível ter acesso a esse recurso. O Banco do Brasil é um banco de mercado, mas tem espírito público. Temos que cuidar do local em que estamos. Temos que agradecer, em Prudente, essa parceria com o Poder Público, o Legislativo, o CMDCA. Precisamos de entidades sérias e que façam o projeto com competência, pois quando encaminhado a Brasilia, ele precisa ser muito claro, objetivo e a entidade tem que ser no nível da aprovada em Prudente ”, completa, Kawano.

O vice-prefeito Marcos Vinha, que no ato representou o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, saudou todos os presentes disse ser uma honra para o Governo participar do evento. Na oportunidade, ele lembrou também o repasse de mais de R$ 3,4 milhões feito pelo Município que contempla 22 entidades assistenciais de Prudente. “Essa parceria com o Banco do Brasil é de fundamental importância. Esse recurso será muito útil para Lumen, pois sabemos o quão importante é o trabalho desenvolvido pela entidade. Só temos que parabenizar o banco, bem como a Lumen”, enaltece.

Vale lembrar que em Prudente a vencedora foi a Lumen Et Fides, com o Projeto ‘Espaço Multissensorial: Experimentando Sensações’. “É um projeto inovador responsável por promover diferentes experiências sensoriais que foram prejudicadas por inúmeras patologias, minimizando assim os impactos que a deficiência acarreta na vida e na família dos educandos. Agradecemos ao Banco do Brasil pela iniciativa do ‘Projeto Voluntariado’, cujo recurso destinado a Lumen beneficiará 150 atendidos, dando a eles a oportunidade [através do projeto vencedor] de desenvolverem o máximo possível suas habilidades motoras e cognitivas, além de proporcionar melhora na qualidade de vida. Todos nós temos um papel fundamental junto a sociedade para diminuir atitudes excludentes e preconceituosas que envolvam pessoas com deficiência dando a elas dignidade”, destaca o presidente da Lumen.

Além dos já citados, participaram do ato a superintendente regional de varejo do Banco do Brasil, Cléssia Maria Pereira, a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Regina Helena Penati, e demais representantes do banco, funcionários da Lumen Et Fides, secretários municipais, entre outros.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação