A Residência Inclusiva ‘Ttere Acolher’ foi inaugurada oficialmente na manhã desta segunda-feira (28/04) na Rua Ulisses Ramos de Castro, 140 no Bosque, em Presidente Prudente. O evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Regina Penati, além da diretoria do órgão, representantes de entidades e profissionais da Rede de Proteção Especial. O atendimento no âmbito de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, é direcionado aos jovens e adultos com deficiência e em situação de dependência.

O serviço Residência Inclusiva ‘Ttere Acolher’ é viabilizado através do cofinanciamento que envolve recursos das esferas municipal, estadual e federal, com ações articuladas e executadas pelo Núcleo Ttere. A entidade executora das ações atua há 23 anos na promoção da profissionalização e socialização de pessoas com deficiência.

Conforme a secretária de Assistência Social, Regina Penati, além dos recursos da entidade Núcleo Ttere, as esferas municipal, estadual e federal também contribuirão para o funcionamento do serviço. Segundo ela, “a ideia é que a gente possa oferecer um acolhimento digno e adequado, para pessoas com deficiência, em situação de dependência sem condições de autossustentabilidade ou de retaguarda de familiares”.

De acordo com a secretária da SAS, a intenção é construir uma cidade que possa acolher a pessoa com deficiência. Segundo ela, o serviço será um ponto de sustentação para que os deficientes possam viver bem. “A entidade trabalha na perspectiva de oferecer atividades de socialização e profissionalização. Com este serviço estamos procurando fortalecer a rede de proteção de atendimento às pessoas com deficiência”, ressalta a secretária.

Conforme a presidente do ‘Ttere Acolher’, Helena Caldas Junqueira e fundadora do Núcleo Ttere, a moradia tem a capacidade de atender 10 pessoas, com acompanhamento 24 horas, com alimentação, oficinas de capacitação, dentre elas, o trabalho de horta; artesanatos em couro; além da preparação de trufas de chocolate e sabonetes artesanais. As oficinas serão desenvolvidas na sede do Núcleo Ttere, que tem atualmente cerca de 300 usuários. A sede fica na Avenida Juscelino Kubitschek, ao lado do Parque de Obras.

Os assistidos no ‘Ttere Acolher’são acompanhados pela equipe multidisciplinar composta por terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social. “O projeto tem como objetivo ensinar as pessoas a viverem em sociedade, para que através da terapia e do trabalho, essas pessoas possam alcançar a realização”, finaliza a presidente.

O projeto Residência Inclusiva ‘Ttere Acolher’ é composto pelos seguintes profissionais: Helena Caldas Junqueira - presidente; Patrícia Navarro - coordenadora Técnica; Wesler Suter - psicólogo, Ivonete de Oliveira - assistente social; Roberta Moreira - terapeuta ocupacional; Bianca Cavalli - nutricionista.

Serviço: As vagas do ‘Ttere Acolher’ são direcionadas aos jovens e adultos com deficiência e prioritariamente beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os assistidos poderão ser encaminhados pela SAS, projetos sociais e a comunidade em geral. A Residência Inclusiva ‘Ttere Acolher’ fica na Rua Ulisses Ramos de Castro, 140 no Bosque, em Presidente Prudente. Mais informações: 3916-5225.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação