A carateca de Presidente Prudente, Izabela Correa Rainho, de 15 anos, é a nova campeã mundial. É que no sábado (30/11), em Brasília, ela conquistou a medalha de ouro no kumitê (luta), categoria menos de 59 kg, dos Jogos Escolares Mundiais – (Gymnasiade). Izabela garantiu o lugar mais alto do pódio ao vencer a brasileira Isis Inocência por 3 a 2. Antes, na semifinal, ela superou a mexicana Ivete Villafana, por 6 a 5.
A competição, que ocorre até esta terça-feira (03/12), conta com a participação de mais de 1.700 atletas com faixa etária entre 14 e 17 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. Esses disputam oito modalidades, sendo elas: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. No entanto, o karatê foi finalizado no sábado.
De acordo com o treinador da campeã, Renato Franco, a preparação da atleta foi intensa durante o ano todo devido as diversas competições internacionais que ela participou. “Agradeço a Valeria Kumizaki companheira de treino de Izabela que foi de extrema importância nesta conquista. Também a Semepp, através da secretária Tute [Maria Cristina Borges Madeiral Netto], ao Projeto Aquarela (SAS) o qual ela faz parte, a vereadora Elza do Gaz, e ao coordenador da Juventude Juliano Borges. Confesso que parece um sonho hoje ver a Izabela se despontando e chegando ao título do Mundial Escolar”, contou Franco.
Além da Izabela Rainho, a Semepp contou também com as participações de mais dois atletas no atletismo, que representaram a Escola Monsenhor Sarrion, sendo eles: Bruno Germano Spinelli, que no salto com vara ficou muito perto de conquistar uma medalha, mas ficou em quarto lugar com a marca de 4 metros e 20, e Kelves Aparecido dos Santos, no salto em distância que também ficou com a quarta posição. Os dois são orientados pelo técnico Dino de Aguiar Cintra.
A atleta – Izabela foi revelada nas escolinhas de formação da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), no pólo da Vila Iti, pelo então professor do núcleo, Renato Franco, que até hoje é o seu treinador. Para chegar em Brasília, representando a Escola Marieta Ferraz Assumpção, a atleta garantiu primeiro a medalha de ouro do Paulista Escolar.
Izabela tem 15 anos e compete também WKF (World Karate Federation) pela categoria 14 e 15 anos, menos de 54 kg. Ela teve que se adaptar a categoria do Gymnasiade de 14 a 17 anos, menos de 59 kg, em pouco tempo. (Colaboração Marcos Chicalé)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação