A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) aderiu à campanha nacional de diagnóstico e prevenção das doenças Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase (verminose), a mobilização intitulada ‘Campanha dos Três Bichos’ é realizada pelo Ministério da Saúde. A campanha tem como objetivo promover uma busca ativa de hanseníase e tracoma, com isso, instituir o tratamento o mais precoce das doenças. A campanha tem como público alvo crianças de cinco a 14 anos. Em Prudente, a ação será desenvolvida pela VEM, na Escola Municipal Ocyr de Azevedo, localizada no Jardim Eldorado. A ação será agendada no mês de novembro, em data não confirmada e contemplará cerca de 300 alunos.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vânia Maria Alves Silva, os alunos serão analisados em relação aos sintomas e prevenção das três doenças. Segundo ela, a VEM já encontrou em contato com a diretoria da escola e encaminhou 300 fichas para que sejam repassadas aos pais dos alunos. Os pais devem preenchê-las com base na análise e detecção de possíveis manchas espalhadas pelo corpo da criança, que podem ser sinais de hanseníase. As informações serão repassadas e avaliadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Belo Horizonte. “Caso verifiquem a necessidade de acompanhamento, os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados para tratamento especializado no Palácio da Saúde”, orienta a coordenadora.
Em relação ao tracoma a equipe da Vigilância em conjunto com os agentes de saúde da UBS devem realizar uma busca ativa e realizar a avaliação dos olhos das crianças para detectar sinais da doença, que pode até levar a cegueira. Já em relação a verminose (Geohelmintíase), a Vigilância também repassou a diretoria da escola um termo de consentimento para que os pais possam autorizar os filhos a receberem medicamentos para verminose, conforme protocolo da campanha. Com a autorização dos pais, as crianças irão receber o medicamento em dose única. De acordo com a coordenadora, a escola foi escolhida por ser uma área contemplada com o trabalho da ESF e também por não ter recebido o trabalho de prevenção das doenças.
Durante a ação, a equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal também devem esclarecer sobre os sinais, sintomas, e formas de prevenção e tratamento dessas doenças. Conforme informações do Ministério da Saúde, as três doenças aparecem em situações de higiene inadequada em que o saneamento é ineficiente.
Classificada pelo Ministério da Saúde como ‘Doença dos Nervos’, a hanseníase é infecciosa, crônica, e acomete principalmente, a pele e os nervos periféricos. A recomendação é estar sempre atentos as manchas esbranquiçadas, avermelhadas, ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo e áreas da pele, que não coçam mais causam sensação de formigamento e ficam dormentes, além de apresentarem diminuição ou ausência de dor e de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
Já o Tracoma, considerado ‘Doença dos Olhos’, afeta a conjuntiva, córnea e as pálpebras, levando uma infecção crônica, os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga mucopurulenta e irritabilidade ocular.Por fim, a Geohelmintíase, rotulada como ‘Doença da Barriga’, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação