Orlando Cândido da Silva foi campeão na categoria Máster ao cruzar a linha de chegada com 23 minutos de prova
Os passos incansáveis que há exatos 10 anos vem lhe permitindo a tirar o sustento da família, se resumem hoje aos mesmos passos de um campeão que um dia, na condição de ‘trabalhador-atleta’, sonhou em alcançar pódios em disputas regionais de corrida de rua. Dito e feito, assim a estante existente na casa do coletor de lixo da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), Orlando Cândido da Silva, 53 anos, vai ficando pequena para a coleção de troféus que ele tem conquistado em eventos que incentivam à prática esportiva.
O mais recente deles, que o corou com um novo título de campeão, foi conseguido na manhã de ontem (01/09), quando competiu pela categoria Máster (acima de 50 anos) na tradicional Corrida de Pedestre 2 de Setembro – edição 2013, realizada em Presidente Venceslau. O evento, realizado pela Secretaria de Esportes, Recreação e Turismo (Sert-PV) da cidade, faz parte do calendário de comemorações do município que nesta segunda-feira completa 87 anos de emancipação político-administrativa.
O funcionário, que em nome do diretor-presidente da empresa, Mateus Martins Godoi, recebe os cumprimentos da família Prudenco pelo feito, conta que foram sete quilômetros percorridos pelas ruas de Venceslau num intervalo de aproximadamente 23 minutos. Contente em ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar, ele não tem dúvidas de que a vitória é também um desdobramento da função que exerce no dia a dia.
“Minha função de coletor me ajuda, com certeza. Por ser uma tarefa árdua e que exige bastante de mim mesmo, queira ou não ela acabou ao longo dos últimos anos, influenciando na melhora do meu condicionamento e rendimento físico. Isso pelo fato de eu sempre estar correndo, subindo e descendo. Sem contar que além disso, também corro o percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa, todos os dias. É quase um treinamento”, revela, acrescentando que a opção em fazer dessa maneira partiu dele próprio.
“Meus amigos até me perguntam se sou doido. Eu digo que não, que de loucura todo mundo tem um pouco”, brinca Silva. No ano passado, competindo pela mesma categoria, ele abocanhou o terceiro lugar na também tradicional corrida de rua de Tarabai. “Desde criança eu adoro correr, sempre me fez bem. Meu maior sonho agora é poder um ia competir numa corrida de âmbito nacional. Vou lutar pra isso”, termina o funcionário atleta todo esperançoso, vislumbrando a São Silvestre como uma das possibilidades.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação