O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ assinou o Termo de Adesão ao Cartão Recomeço. A formalização do convênio ocorreu cerimônia realizada nesta última quarta-feira (17/07) na Secretaria de Justiça, no Centro da Capital. Participaram da cerimônia o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, a secretária de Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, e o prefeito Milton Carlos de Mello.
Para o secretário Hamam, o Cartão Recomeço é uma iniciativa inovadora, pois permite ao dependente químico acessar serviços para sua recuperação e ressocialização. Segundo ele, o cartão será utilizado tanto para controlar a frequência do usuário no tratamento como para monitorar a prestação do serviço realizado pelas entidades conveniadas.
Conforme o prefeito Tupã, através do Cartão Recomeço a cidade de Presidente Prudente poderá fortalecer as ações na cidade. “É um belo programa, principalmente porque foi desenvolvido para atender uma população cada vez maior de dependentes de drogas”.Segundo o prefeito, o problema tem sido identificado inclusive dentro das escolas.
De acordo com a secretária de Assistência Social (SAS), Regina Penatti, o prefeito formalizou uma ação que já vinha sendo construída pelas equipes de saúde e assistência do município no sentido de fortalecer o trabalho de prevenção e tratamento das pessoas envolvidas na drogadição.
Segundo ela, o valor contemplará as entidades que realizam o tratamento de dependentes químicos. Com isso, as entidades devem receber um recurso adicional para melhorar as ações de tratamento e os pacientes devem passar por uma avaliação psicossocial para confirmar a necessidade de internação.
Inicialmente, serão atendidos três mil dependentes químicos em 11 cidades: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes.
- Sobre o Cartão Recomeço
O Cartão Recomeço será concedido aos usuários de drogas considerados aptos para o acolhimento social. O dinheiro será exclusivamente repassado às entidades para custear o atendimento e a recuperação do dependente químico. O cartão não tem fins comerciais.
Trata-se de é uma parceria entre o Governo e entidades especializadas, que prestam serviços de acolhimento, recuperação e reinserção social de usuários de drogas. O cartão, no valor de R$ 1.350,00, servirá para custear as despesas de recuperação dos dependentes químicos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação