O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente estará aberto neste sábado (22/06), das 8h às 16h. Entretanto, o plantão é para atender os cães cujos donos já foram notificados sobre a necessidade da coleta de sangue do animal para verificação de Leishmaniose Visceral Canina (LVC), ou até mesmo para atender os cachorros em que as equipes do órgão passaram pelo bairro e o responsável pelo cão não estava em sua residência.

Esta, de acordo com o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, é uma oportunidade para que os moradores evitem deixar de coletar o sangue dos cães para verificação da enfermidade. Além disso, ele informa que o setor administrativo do órgão também estará funcionando. “Muito embora no plantão iremos realizar apenas a coleta de sangue do animal, àqueles que tiverem alguma pendência ou um recurso, o administrativo funcionará normalmente. O órgão aberto no sábado, é uma oportunidade também para as famílias beneficiadas com o [Programa Federal] Bolsa Família agendarem a castração de seu cão ou gato”, conta.

A estimativa, segundo Soares, e de que seja coletado sangue de pouco mais de 80 animais. “Sabemos que tem um volume maior de pessoas que já receberam notificação. Porém, algumas optam por levar o cão em clínicas particulares. Para esses, temos que lembrar que também é importante que tragam o resultado do exame para conhecimento do órgão público. Os que optaram pela clínica particular podem aproveitar o plantão deste sábado para trazerem o resultado do exame”, ressalta.

Por fim, Soares informa que no dia 29 deste mês haverá plantão na Vila Nova Prudente, das 9h às 15h, defronte a unidade de saúde do bairro. O médico veterinário lembra ainda que nesse sábado (15), o CCZ realizou plantou no local. Lá, segundo informações, foram coletadas cerca de 30 amostras de sangue canino. Além da coleta, os funcionários aproveitaram a oportunidade para efetuar a chipagem dos cães atendidos. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação