Neste domingo (21/04), das 9h às 11h30, os moradores da zona leste de Presidente Prudente serão contemplados com a 1ª edição do ‘Curta o Saber’. É que no dia, o Projeto ‘Colunas do Saber’, idealizado pela Organização Não Governamental (ONG) Saúde Global, promoverá diferentes atividades que vão de recreação a literatura no Jardim Itapura I. De acordo com o diretor de eventos da ONG, Marcelo Castilho Jorge, o objetivo da iniciativa é divulgar o ‘Colunas do Saber’. “Além do projeto, a intenção é divulgar o ‘Curta o Saber’, que irá percorrer diferentes bairros do município. A intenção é oferecer diversas atividades em uma linguagem juvenil para que os jovens se reconheçam na iniciativa”, comenta.

No local, haverá o Projeto ‘Cidade Mirim’ da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Biblioteca Móvel da Secretaria de Cultura, contadores de histórias da Cultura e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar (PM), recreação da Secretaria de Esportes (Semepp), cavalaria da PM, bem como a presença do Grupo Escoteiro Guayporé, que ajudará na formatação do evento.

“Iremos desenvolver atividades em forma de rodízio, onde cada participante que passar pelas ações irá ganhar um cupom. Posteriormente, ao final do evento iremos sortear três bicicletas. Além das atividades, haverá distribuição gratuita de algodão doce e pipoca”, conta, para acrescentar o foco maior do evento é melhorar cada vez mais a sociedade. “Acreditamos que o conhecimento transferido e aprendido transforma definitivamente pessoas em cidadãos comprometidos com o seu desenvolvimento e com o de sua cidade, que no caso é Presidente Prudente”, complementa.

Na oportunidade, apóiam o evento a Unesp, Grupo Escoteiro Guayporé, Polícia Militar e Prefeitura. “O apoio da Prefeitura é um divisor. Sem este apoio não conseguiríamos chegar em uma abrangência tão grande. Com auxílio que conseguimos desde o primeiro momento, do Fábio [Nougueira – secretário de Cultura] da Sueli [Pereira de Castro – coordenadora de Cultura] e da Tute [Maria Cristina Borges Madeiral Neto – secretária de Esportes], foi que conseguimos efetivar essa grande projeto que irá contemplar de 700 a 800 pessoas. Um apoio imprescindível para que pudéssemos levar ao maior número de pessoas esse projeto de integração e cultura, que no meu ver será um dos maiores eventos do segmento”, ressalta.

Em relação as atividades, elas serão concentradas na Avenida Raul Valadão, no Jardim Itapura I. Patrocinam o evento a Caiado Fiat, Cartório e Tabelionato Nelson Marquezi, Aditus Corretora e Seguradora, Posto São Paulo Ipiranga e Posto São Paulo II Small.

Projeto – Pertencente a ONG Saúde Global, que é administrada por cidadão prudentinos, o ‘Colunas do Saber’, que existe há quatro anos, tem o objetivo de levar cultura aos munícipes por meio de cinco bibliotecas fixas, sendo as principais no Brasil Novo e na Praça da Juventude ‘Lucas Nalini Paschoalin’, na Cohab, e diferentes displays, que são bibliotecas móveis espalhadas nos comércios da cidade, como farmácias, padarias, mercearias, entre outros. Na oportunidade, o interessado pode retirar um livro do estande gratuitamente, levá-lo para casa para realizar a leitura e posteriormente devolvê-lo.

“O objetivo do Projeto ‘Colunas do Saber’ é emprestar livros para uma boa leitura, com foco infanto-juvenil, para que as pessoas peguem, leiam e devolvam o título sem custo nenhum. Nos quatro anos de existência desta iniciativa já emprestamos mais de 12 mil exemplares”, explica, para completar que cerca de 90% dos livros que ficam a disposição dos munícipes é proveniente de doações. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação