A Prefeitura de Presidente Prudente realizará nesta quarta-feira (20/03) às 8h a inauguração do novo espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que funcionará Pedro de Oliveira Costa, 156, nos fundos da Prudenco, onde funcionava o Procon. A UBS Central deixa o antigo endereço, no Palácio da Saúde, na Avenida Brasil, onde permanece o funcionamento do Centro Municipal de Especialidades Médicas. No novo endereço da UBS Central, também foi transferida a estrutura do Ambulatório de Atendimento as Vítimas de Exploração e Abuso Sexual (Aaveas), serviço que antes funcionava na Rua Luiz André, no Parque Cedral. Conforme o gerente da unidade, Ulisses Marcel Velasques, o objetivo da mudança é de facilitar o acesso da população, tanto para as famílias da região central, quanto para as mulheres que são atendidas pelo Aaveas.

De acordo com o gerente da unidade, o atendimento da UBS Central contará com os seguintes profissionais: ginecologista; pediatra e também o clínico geral. O espaço disponibilizado pela Prudenco recebeu adaptações e reforma geral que contou com investimentos na ordem de R$ 100 mil. No local, funcionarão quatro salas de atendimento, sendo uma sala de reunião, cozinha, arquivo, sala pré-consulta e sala pós-consulta. No Ambulatório de Atendimento as Vítimas de Exploração e Abuso Sexual são atendidas anualmente mais de 90 pessoas vítimas de violência que são encaminhadas pelas unidades de saúde.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, a intenção da Secretaria de Saúde é de pleitear uma verba para reformar o prédio cedido pela Receita Federal, para posteriormente transferir os serviços de especialidades médicas do Palácio da Saúde para o local. “O objetivo do serviço é de desafogar o atendimento do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), aproveitamento as especialidades que o município oferece”, explica o secretário. Com isso, foram desmembrados os serviços oferecidos no Palácio da Saúde, a UBS Central transferida para a Rua Pedro de Oliveira Costa, e numa segunda etapa, será transferido o atendimento especializado para o prédio da Receita Federal.

O secretário de Saúde ressalta que as pacientes que foram vitimas de violência atendidas pelo Aaveas terão num único local o atendimento completo com clínico geral e ginecologista, o que irá trazer mais comodidade para as pacientes.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação