O clima quente de Presidente Prudente muitas vezes impede o público da melhor idade de frequentar as Academias da Terceira Idade (ATI) instaladas pela atual administração desde o início da primeira gestão. Ao todo, já somam quase 100 academias distribuídas em diversos bairros da cidade com objetivo de levar mais qualidade de vida para a população. A utilização adequada destes espaços, bem como oferecer um ambiente com temperatura mais agradável é uma preocupação do Coordenador Municipal do Idoso, que com esse intuito esteve reunido nesta última quinta-feira (28/02) com o secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella, onde apresentou o ofício 010/2013, que solicita o plantio de árvores nas academias que ainda não estão arborizadas. “A intenção é garantir mais conforto para os usuários das academias, já que muitos aproveitam para usar os espaços durante a manhã, ou no final da tarde, períodos que sol ainda está intenso”, revela o coordenador.

Conforme o coordenador do Idoso e educador fisco, João Gualberto de Paula, inicialmente o plantio será feito em nove academias da cidade. Segundo ele, os pontos foram escolhidos por dois motivos, primeiro pela movimentação das academias e pela falta de árvore nos locais. Segundo ele, outro motivo é que a Coordenadoria do Idoso pretende desenvolver nas nove academias um projeto inovador com a participação de educadores físicos para orientar os idosos e usuários em relação ao uso dos equipamentos e também instruir sobre a importância das atividades físicas, para garantir mais saúde e qualidade de vida. “Inicialmente o trabalho contempla nove academias, mas a intenção é expandir para as demais unidades conforme interesse da população com a formação de grupos”, revela o coordenador.

Em relação, ao plantio de árvores, o coordenador adianta que os locais devem receber as mudas em breve. Segundo ele, as mudas que serão plantadas já contam com quase dois metros de altura e são especificas para proporcionar sombra. Inicialmente o projeto contempla as academias localizadas nos seguintes bairros: Parque Alexandrina (Rua João Marques Nogueira); Jardim Planalto (Rua Luiz Colnago); Jardim Cambuci (Avenida Juscelino Kubitschek); Parque José Rotta (Rua Ricardo Tonzi); Jardim Itapuã (Rua Aparecida Caetano); Conjunto Habitacional Ana Jacinta (Avenida Raimundo Nonato de Lima); Brasil Novo (Rua Luiz Riga); Jardim Regina (Rua Praia Grande) e Jardim Brasília (Rua Paulo José Lima).

“Os projetos de plantio de árvores nas academias, bem como a iniciativa de levar profissionais para incentivar as atividades físicas nos locais tem como objetivo resgatar a auto-estima e a qualidade de vida dos idosos, com a presença dos profissionais que motiva os idosos a praticarem os exercícios em grupo. Já a iniciativa do plantio de árvores numa ação em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente tem como objetivo tornar o ambiente com temperatura mais agradável e aconchegante, já que cada espaço deve receber até seis mudas de árvores”, explica o coordenador do Idoso.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação