O Centro de Educação Profissional Antonio Zacharias (Cepaz – antiga escola de curtimento de couro), em parceria com a Assessoria Municipal da Juventude e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com agenda aberta para que alunos do 3º ano do ensino médio possam conhecer o local onde são oferecidos cursos de ensinos técnicos e profissionalizantes em diversas áreas. O agendamento deve ser feito pelas escolas interessadas. As visitas, que ocorrerão de 17 de setembro a 5 de outubro, nos períodos matutino e noturno, podem ser agendadas através do telefone da assessoria (18) 3223-2154, ou pelo e-mail juventude@presidenteprudente.sp.gov.br.
A parceria entre a Prefeitura, através do Cepaz, e o Senai, tem permitido que todos os cursos sejam oferecidos gratuitamente. Em alguns casos, o aluno pode até pleitear o direito do passe que oferece 50% de desconto no transporte coletivo. Conforme o assessor da Juventude, Juliano Borges, a ideia de provocar as visitas no espaço educacional, é mostrar aos alunos que estão saindo do ensino médio as diversas opções que eles têm para obterem uma boa profissionalização.
“Os cursos profissionalizantes têm tido alta procura pelos jovens que querem uma capacitação rápida e bem conceituada para que sejam inseridos no mercado de trabalho. E os cursos do Cepaz são oferecidos mediante a demanda do mercado. Sendo assim, a possibilidade dos alunos saírem de um desses cursos empregados é grande. Além do que, eles podem buscar posteriormente a essa formação, o estudo contínuo da área que escolheu em uma faculdade”, comenta.
O assessor da Juventude acrescenta que as parcerias com as escolas estaduais estão vinculadas à necessidade das mesmas em incentivarem o protagonismo juvenil através do Grêmio Estudantil. “A ideia é contemplar as 68 turmas do 3º ano do ensino médio das 22 escolas que temos em Prudente. Vale lembrar que a mesma escola poderá ir mais que uma vez, levando 60 por visitas”, ressalta.
Segundo a diretora-presidente do Centro de Educação, Maria Célia da Silva Riga, a proposta também é mostrar e incentivar os alunos de que o curso Técnico de Química está entre os mais evidentes e procurados para ingresso no mercado de trabalho. “Muitos estão se preparando para o vestibular e o ingresso em um curso universitário, mas podem ter antes a oportunidade de realizar um curso técnico como opção, ou mesmo como complemento em seus estudos”, pontua.
Na programação da visita, os professores do Cepaz farão uma apresentação mais aprofundada sobre o curso Técnico de Química, da escola e todos os seus departamentos. Demonstração das aulas práticas nos laboratórios também estão previstas. Para realização das visitas, será cedido transporte e lanche.
Vale lembrar que o curso Técnico em Química tem duração de dois anos, somando 1200 horas/aula e 400 horas de estágio optativo. No término do aprendizado, o aluno tem registro junto ao Conselho Regional de Química (CRQ). Além disso, conforme Riga, o concluinte tem a chance de ingressar no mercado de trabalho com um preparo melhor e com o diferencial de ser um técnico, “sendo que todos os indicadores sociais apontam o ensino técnico como solução para suprir necessidades urgentes do mercado de trabalho”. “Dizemos que as ocupações técnicas estão em alta”, ratifica.
Por fim, a diretora-presidente diz que a qualquer momento o Cepaz receberá todos os interessados em conhecer o local, mas o calendário de visitas receberá uma atenção especial a partir da segunda quinzena de setembro e início de outubro. “Já a partir do dia 15 de outubro a 7 de novembro, estaremos com o prazo de inscrições aberto para o curso Técnico em Química, com turmas no período vespertino e noturno”, encerra. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação