Para que a Campanha de Vacinação contra a Influenza tenha neste ano adesão total dos prudentinos classificados nas faixas etárias indicadas a tomarem a vacina, a Secretaria Municipal de Saúde organiza para a próxima sexta-feira (04/05) uma passeata no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, com idosos que integram grupos da Terceira Idade de várias entidades e secretarias municipais. A mobilização, que espera reunir mais de 100 idosos, será a partir das 14h. A concentração será em frente à Praça 9 de Julho.
O objetivo, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves Silva, é chamar a atenção principalmente dos idosos e das gestantes, para que compareçam nos postos de vacinação já no próximo sábado (05), início da campanha. Isso porque no ano passado, no caso dos idosos, o índice de imunizados representou 76,42% do público alvo estimado. O de gestantes foi ainda pior, já que 52% delas acabaram imunizadas. Em contrapartida, índice de cobertura vacinal referente às crianças atingiu 88%.
Na sexta-feira, os idosos convidados vão percorrer toda a extensão fazendo barulho. Para tal, estarão munidos de apitos, bexigas e cartazes em mãos. A educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, que está à frente da organização, acredita que mais de 100 idosos devem aderir à causa. “Foram convidados idosos que participam de diversos grupos da terceira idade existentes no município, entre eles os do Athia, Unimed, Sesc Thermas, Sesi e Acae [Associação Cultural, Agrícola e Esportiva]. Também estendemos o convite para os idosos dos grupos da Terceira Idade das secretariais municipais de Saúde, Assistência Social e Esportes”, detalha.
O objetivo da ação programada, ainda de acordo com Bertacco, também é lembrar a população sobre os benefícios da imunização. “Precisamos acabar com o mito de quando o idoso toma essa vacina, ele acaba ficando com gripe, pois a vacina é composta de vírus inativado [morto]”, observa.
Neste ano, a 14ª edição da campanha que no Estado de São Paulo é estrelada pela apresentadora e culinarista ‘Vovó Palmirinha’, de 80 anos, vai de 5 a 25 de maio. Além de idosos e indígenas, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e profissionais da saúde que prestam atendimentos em linha de frente (ou seja, que lidam diretamente com casos de Influenza), também deverão tomar a vacina.
Em Prudente, como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, a meta é imunizar pelo menos 80% do público alvo que corresponde a pouco mais de 35 mil pessoas. Além dos profissionais da saúde, são estimados 27.175 idosos, 5.234 crianças de seis meses a menores de dois anos, e 2.617 gestantes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação