A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente, por meio do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, promove entre os dias 24 e 27 de abril de 2012, das 8h às 19h, no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação (Ceforppe), o 5º Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores. O evento tem como objetivo discutir aspectos da Política de Educação Inclusiva empreendida pelos municípios da região e a consequente organização para o oferecimento de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A programação terá início na próxima terça-feira. Às 8h haverá o credenciamento dos participantes e logo em seguida, às 8h30, a cerimônia de abertura seguida da palestra “Educação Inclusiva: aspectos históricos e legais”, ministrada pela professora doutora Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos, da UniCor/MG. O assunto deve ser tratado até às 12h. Após o intervalo para a refeição, das 13h30 às 17h, será discutido o tema “A construção coletiva de um projeto Político Pedagógico na perspectiva inclusiva” com a mesma palestrante. Das 17h às 19h, haverá relatos de experiências, assim como na quarta-feira (25) e na quinta-feira (26).
No segundo dia, quarta-feira, 25 de abril, a palestra intitulada "A construção coletiva de um projeto Político Pedagógico na perspectiva inclusiva" será ministrada mais uma vez pela palestrante, e irá das 8h às 12h. Após intervalo, às 13h30, o tema "Educação Inclusiva: inserção de tecnologia assistiva no espaço escolar" será proferida pela palestrante a T.O. Caciana Rocha Pinho, consultora em Tecnologia Assistiva da "Expansão" do Laboratório de Tecnologia Terapêutica.
Já no terceiro dia, quinta-feira, 26 de abril, o assunto abordado no período da manhã, das 8h às 12h será "A pessoa com surdez na escola", com a professora doutora Lázara da Silva da UFU/MG. No período da tarde, das 13h30 às 17h, a mesma palestrante focará "O atendimento educacional especializado para pessoas com surdez - os 3 momentos".
No último dia do evento, sexta-feira, dia 27 de abril, a palestrante do dia anterior, prosseguirá no conteúdo "O atendimento educacional especializado para pessoas com surdez - os 3 momentos", das 8h às 12h. No período da tarde, das 13h30 às 17h, o evento contará com a presença da doutora Gilmara Peixoto Rister - HR de Presidente Prudente, falando sobre "Conhecimentos básicos para o acolhimento do aluno com autismo na escola inclusiva". Das 17h às 19h, o tema discutido será o retorno para o município - ações e perspectivas, além da avaliação e encerramento do evento.
As inscrições já foram encerradas. A participação é reservada para gestores e educadores de 49 municípios do pólo de Prudente, além de gestores e educadores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente.
Histórico – O Ministério da Educação Cultura (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI (Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), desenvolve o "Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade", que envolve 106 municípios-pólo que atuam como multiplicadores para municípios da sua área de abrangência. Por meio desse programa, Presidente Prudente, em 2004, realizou a primeira edição do Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores, sendo realizado nos anos posteriores as outras edições. (por Maysa Pontalti)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação