Com o objetivo de orientar as famílias em relação aos cuidados com os idosos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente através do Centro de Referência dos Idosos ‘FelizIdade’ promove a capacitação dos ‘Cuidadores de Idosos’. A organização do curso conta com o apoio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e da Delegacia do Idoso. A atividade terá início nesta sexta-feira (13/04) das 8h às 10h30 na sede do Centro de Referência, que fica próximo ao centro de Prudente, na Rua Ribeiro de Barros. No total, serão cinco encontros que devem discutir diversos temas relacionas a saúde; cuidados para evitar quedas e acidentes domésticos; alimentação e qualidade de vida.

Conforme a coordenadora, Marilza Lourenção, as 20 vagas oferecidas foram preenchidas pelos familiares dos idosos que são atendidos pelo espaço da ‘FelizIdade’. Segundo ela, o primeiro encontro discutirá o tema: ‘Aspectos psicológicos e sociais do envelhecimento’. O tema será abordado pela assistente social e coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado do Idoso, Denise Cassiana Florenço de Souza e pela psicóloga Patrícia Esteves. De acordo com a coordenadora, “a intenção da capacitação é de aliviar as preocupações dos cuidadores, para dar mais qualidade de vida tanto para quem cuida quanto para quem recebe os cuidados”, explica.

Os encontros contam com a participação de profissionais especializados e serão realizados sempre das 8h às 10h30 nas seguintes datas: 13/04; 27/04; 04/05; 18/05; 01/06. Na oportunidade, serão discutidos os seguintes temas: Sensibilização no cuidado da família com o idoso; Cuidando do cuidador, para que ele possa superar as dificuldades de comunicação; Alimentação saudável; Como prevenir quedas; A importância da atividade física, dentre outros temas. “O curso deve orientar o cuidador em relação aos cuidados simples como retirar o idoso da cama, evitar quedas; além de conseguir entender o que idoso precisa e os cuidados necessários para trazer mais qualidade de vida”, explica.

Outra capacitação para os cuidadores de idosos irá ocorrer no segundo semestre, as datas dos cinco encontros já estão programadas e as vagas estão em aberto para atender os interessados. O Centro de Referência dos Idosos ‘FelizIdade’ foi implantado pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) com o objetivo de trazer mais qualidade aos grupos da melhor idade com atividades gratuitas visando a participação dos grupos na sociedade.

O espaço conta com sala de informática, Academia da Longevidade; equipes de fisioterapia e enfermagem; acompanhamento com aferição da pressão arterial. O FelizIdade também atende idosos acamados com o atendimento oferecidos pelo Serviço de Atendimento Universal Domiciliar do Idoso (Saudi). No local, estão cadastrados cerca de 200 idosos que utilizam os diversos serviços oferecidos.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas através do telefone (18) 3222-7700. O Centro de Referência da FelizIdade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1347.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação