Cerca de 36 pessoas, entre poder público e sociedade civil, além de outras 34 crianças participaram neste sábado do Encontro Regional dos APNs (Agentes de Pastoral Negros do Brasil), realizado na sede do Projeto Aquarela na Cidade da Criança, pelo Conselho Municipal da Igualdade Racial com o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Assessoria Municipal de Juventude.
Durante o evento foi apresentado um breve histórico sobre a entidade nacional e suas principais atividades e atuação. Tiveram ainda, apresentações culturais, espaços para perguntas, debates e grupos de discussões, além de brincadeiras, com a colaboração da Gepron, que administra a Cidade das Crianças, que disponibilizou um passeio de trenzinho e a abertura do Parque de Brinquedos exclusivamente os participantes.
Segundo a presidente do Comir, Ivonete Aparecida Alves, embora o encontro tenha sido realizado para atender a uma demanda do próprio Conselho da Igualdade Racial, apenas três de seus membros participaram do evento. “Senti uma ausência do pessoal do conselho, já que era para atender a própria demanda deles. No entanto, mesmo assim os presentes quiseram discutir as temáticas e cada grupo de discussão levantou uma média de cinco proposições que voltarão a serem discutidas em um próximo encontro”.
Conforme Alves, apesar do encontro não ser realizado há quanto anos, uma das necessidades apontadas pelos participantes durante o evento, é a criação de equipes de trabalho na região, ou a mobilização de grupos já existentes, para que possam se empenhar na elaboração de um projeto político regional.
No dia 10 de março, o Conselho deve realizar um novo evento, desta vez na sede do projeto 'Nzinga Afro Brasil’, onde será apresentado um resumo do que foi discutido no encontro. Deste novo evento serão retiradas 18 propostas que serão enviadas para o Encontro da Região Sudeste do Brasil.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação