A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente viabiliza o atendimento das famílias cadastradas em programas de transferência de renda através dos trabalhos centralizados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). As unidades estão distribuídas em diversos bairros da cidade, dentre eles o Morada no Sol, localizado na zona norte da cidade. No local, ocorrem diversas ações que visam o fortalecimento da comunidade através dos projetos que contemplam mais de 580 famílias. Conforme a coordenadora da unidade, Maria José da Silva Ogeda, as atividades estão em processo de organização e planejamento para definir as ações que serão desenvolvidas junto à comunidade.
De acordo com a coordenadora do Cras Morada do Sol, as ações e programas sociais que são oferecidos no local têm como objetivo fortalecer os vínculos familiares para superar as situações de vulnerabilidade social. Segundo elas, as ações referentes ao cronograma de 2012 estão previstas para serem retomadas neste mês. Dentre elas, aparece o projeto Criança Cidadã, que irá reiniciar as atividades nesta segunda-feira (6/02) com o atendimento sócio-educativo de cerca de 170 crianças e adolescentes do bairro. Ela adianta que em relação aos encontros das famílias atendidas nos programas de transferência de renda estão previstos para iniciar até o mês de março.
Já às atividades que contemplam os idosos continuam sendo desenvolvidas através do projeto Idoso Feliz que oferece o acompanhamento e atividades de socialização como o curso de pintura em aquarela, que ocorre às sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde. Segundo a coordenadora do Cras Augusto de Paula, as famílias cadastradas no local também são encaminhadas para capacitações em órgãos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro de Educação Profissional Antônio Zacharias (Cepaz). A coordenadora explica que a Secretaria de Assistência Social oferece acompanhamento e transporte.
Neste ano, além dos programas que já são desenvolvidos no local, as equipes da SAS pretendem implantar novos cursos de capacitação. Conforme a coordenadora do Departamento de Atenção Básica da SAS, Ariane Lopes, a intenção para este primeiro semestre é de promover ações que visam à capacitação e o fortalecimento das famílias. Segundo ela, a pasta pretende viabilizar a implantação de cursos relacionados à área de estética, que compreende a formação das mulheres com as seguintes capacitações: manicure, pedicure, maquiagem e o curso de massagem.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação