A Biblioteca Municipal Doutor Abelardo Cerqueira César, que fica no Centro Cultural Matarazzo, homenageia em dezembro, através do projeto ‘Autor do Mês’, o poeta chileno Pablo Neruda. Além da exposição de títulos, ainda em homenagem ao autor será exibido no dia 13 de dezembro, às 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, o filme ‘O Carteiro e o Poeta’. O longa-metragem conta parte da vida do escritor que durante a ditadura chilena, viu-se obrigado a morar na Itália estabelecendo uma relação quase fraternal com o carteiro responsável por suas cartas.
De acordo com sua biografia, Ricardo Eliécer Neftalí nasceu em Parral, no dia 12 de julho de 1904. Ainda adolescente adotou o pseudônimo de Pablo Neruda (inspirado no escritor checo Jan Neruda), que utilizaria durante toda a vida, tornando-se seu nome legal, após ação de modificação do nome civil. Em 1921 radicou-se em Santiago e estudou pedagogia em francês na Universidade do Chile, obtendo o primeiro prêmio da festa da primavera com o poema “A Canção de Festa”, publicado posteriormente na revista Juventude. Em 1923 publica ‘Crespusculário’. No ano seguinte aparece pela Editorial Nascimento seus ‘Vinte poemas de amor e uma canção desesperada’, no que ainda se nota uma influência do modernismo.
Em 1927, começa sua longa carreira diplomática quando é nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Em 1935, Neruda assume a direção da revista ‘Cavalo verde para a poesia’. No mesmo ano aparece a edição madrilenha de ‘Residência na terra’. Em 1936, eclode a Guerra Civil espanhola. Logo, Neruda é destituído do cargo consular e escreve ‘Espanha no coração’. Em 1945 é eleito senador. O público pode conferir mais sobre a vida do escritor no projeto ‘Autor do Mês’. A Biblioteca Municipal fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação