Como parte das melhorias viabilizadas pelo Instituto de Gestão de Projetos do Noroeste Paulista (Gepron) no Parque Ecológico Cidade da Criança, aparece à implantação da Internet que está sendo ampliada para além de sua sede administrativa. E diante da novidade, o acesso à Rede Mundial de Computadores já chegou ao Hospital Veterinário existente no local, onde trabalham três técnicos, sendo uma médica veterinária, uma bióloga, e um zootecnista, além de 13 tratadores. De acordo com a diretora do zoológico, a médica veterinária Ellyn Amanda Fonseca Martins, toda a estrutura informatizada do hospital veterinário foi readequada há uma semana, inclusive com programas atualizados além da Internet.
O supervisor geral da Cidade Criança, Milens Belonci, acrescenta a informação salientando que além da implantação da Internet convencional no hospital, o Gepron, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), também está investindo no sistema WI-FI Zone Outdoor (Internet sem fio banda larga para ambientes fechados). “Na reabertura do parque ao público, os visitantes já terão pontos livres de acesso gratuito à Internet. Poderão, por exemplo, acessá-la do restaurante, do parque infantil, enfim. O objetivo é oferecer a possibilidade de acesso dentro do parque. Desta forma, enquanto o filho se diverte nos atrativos do parque, o pai, mãe ou responsáveis poderá navegar pela Internet”, explica.
No hospital veterinário, conta Martins, ela será útil para prestação de contas via online ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Tudo o que fazemos no zoológico, além de questões quanto à fauna e flora, precisamos prestar contas semestralmente, sobretudo no que tange a parte legislativa. E aí se incluí laudo de óbito ou necropsia, manejo de animais, autorização de guias de transporte dos animais. Além disso, no trabalho de rotina emitimos também documentos burocráticos ao instituto e a outros órgãos fiscalizadores, no caso a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que nos ajuda bastante. Isso tudo até então era feito via postagem ou quando não, tínhamos que usar a sede administrativa”, expõe.
Agora, com a Internet dentro do hospital, a médica veterinária acredita que o trabalho dos técnicos deverá ser agilizado. “Com isso, as emissões de documentos para estes órgãos competentes também serão feitas de forma mais rápida”, emenda. A benfeitoria integra as melhorias referentes a serviços que estão ocorrendo dentro do parque atualmente. A determinação para tal foi do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), que quer deixar o local mais bonito para a inauguração do Parque Aquático previsto para dezembro.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação