Presidente Prudente será palco nesta quarta-feira (31/08) da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que representa um ganho histórico para o município que ficou cerca de 20 anos com o conselho de políticas para mulheres desativado.O evento será realizado no período das 8h às 14h no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação (Ceforppe). O encontro que discutirá a implementação das políticas públicas para mulheres é organizado pelo Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) de Presidente Prudente que foi ativado em junho deste ano. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – Mulheres.

Conforme a coordenadora do Creas, Simone Duran Martinez, já estão confirmadas cerca de 150 inscrições, sendo que o auditório tem capacidade até para 400 pessoas. Ela lembra que as inscrições gratuitas poderão ser feitas na hora.O encontro tem entrada gratuita e será aberto a toda população. “É importante a presença de mulheres e homens na primeira discussão coletiva do município, que apontará os caminhos para a construção da igualdade de gênero no nosso município”, revela a coordenadora. “Vamos construir o primeiro plano municipal de políticas publicas para o atendimento da mulher”

A abertura ocorrerá às 8h30 com a presença da secretária de Assistência Social, Regina Penati. Na oportunidade, estarão presentes: a vereadora e presidente da Câmara de Presidente Prudente Alba Lucena (PTB), que contribuiu com a ativação do conselho; a presidente do CMCF, Maria Helena Veiga Silvestre, além da representante da Mulher Trabalhadora CUT São Paulo, Sônia Auxiliadora Vasconcelos Silva.

Às 9h terá início à palestra com a presença da professora da Unesp e doutora em filosofia e história da educação, Arilda Inês Miranda. A palestrante realizará uma análise da realidade local da mulher. Ela também irá fazer as considerações em relação ao 2° Plano Nacional de políticas públicas para mulheres. A explanação servirá de parâmetro para a construção do Plano Municipal.

Na seqüência, às 10h será apresentada à pesquisa ‘Faces da Violência’, elaborada em conjunto com o Creas. O tema será abordado pela coordenadora do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Toledo, Juliene Aglio. A pesquisa consiste num levantamento do perfil das mulheres vítimas da violência doméstica e o perfil do agressor. O estudo inclui dados como idade, escolaridade, profissão e o vínculo da vítima com o agressor, além da abordagem da estratégia de superação da situação de violência.

A programação da conferência continua às 11h20, quando terá início a discussão dos grupos de trabalho, que serão formados pelos participantes presentes. Na oportunidade serão discutidos dois principais eixos temáticos. O primeiro consiste na análise da realidade prudentina na construção da igualdade de gênero. O segundo tema irá propor uma análise do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Em seguida, será realizada a plenária final, onde serão apresentadas as propostas discutidas nos eixos temáticos.

Às 13h20 está previsto o início da votação para eleger os delegados que irão representar nos municípios nas conferências que ocorrem nos âmbitos regional, estadual e nacional. Por fim, às 14h deve ocorrer o encerramento da 1ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres. “A conferência resultará nas propostas da implantação das políticas públicas para mulheres que devem nortear a elaboração do plano municipal de atendimento às mulheres”, resume a coordenadora do Creas Simone Duran Martinez.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação