Para lembrar o Dia do Uso Racional de Medicamento, o Diretório Acadêmico de Farmácia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) realiza desde as 9h desta quinta-feira (05/05) na Praça Nove de Julho e no Calçadão da Maffei, diversas ações que tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. A ação conta também com a parceria da Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Assessoria Municipal da Juventude.

Logo pela manhã, cerca de 100 estudantes andaram pelo calçadão para distribuir panfletos informativos, além de tirar dúvidas da comunidade sobre o uso correto de remédios. De acordo com o professor do curso, Adriano Falvo, a atividade que vai até às 17h terá a participação de cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores. Ele ressalta que durante a abordagem, a população conhece sobre a função do farmacêutico e a importância de consultar o profissional antes de ingerir o medicamento. “Muitas pessoas não tem noção dos riscos de tomar remédios de forma incorreta”, relata.

No panfleto explicativo, há dicas importantes sobre o tema como, por exemplo, tomar o medicamento com água, sendo está a maneira correta; evitar bebida alcoólica se estiver usando medicamento; além da combinação de medicamentos com outras substâncias que ocasionam efeitos contrários. Para a pensionista, Maria de Lurde Santos, ter conhecimento dos riscos é muito importante para todos que fazem uso de qualquer medicamento. “Eu sabia de alguns problemas ocasionado pelo mau uso de remédios, mas muitas coisas aprendi aqui. Eu tomo remédio para pressão alta, e as vezes acontece de tomar outros medicamentos para curar uma dor instantânea”, comenta.

Durante a manhã, o assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, esteve no local, e ressaltou sobre a parceria entre o diretório acadêmico e administração municipal. “É uma ação desenvolvida pelos jovens, daí a importância de dar total apoio”, aponta. Para a realização do evento, a assessoria forneceu todas as informações sobre o procedimento necessários na prefeitura antes da ação, além do suporte técnico. A campanha recebe apoio do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF SP).

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO