A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove por meio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) o mutirão de prevenção à leishmaniose neste sábado (19/03) das 8h às 16h no distrito de Montalvão. A ação realizada pelas equipes do CCZ consiste na coleta de sangue dos cães para detectar possível contaminação em relação à Leishmaniose Visceral Americana (LVA). O trabalho tem como objetivo atuar no controle e prevenção da doença no distrito através da orientação dos moradores.Conforme o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, a intenção é coletar entre 80 e 100 amostras de sangue dos cães, de acordo com a adesão dos moradores. Sendo que os cadastros dos animais já foram realizados antecipadamente pelas equipes.
Segundo Nereu, caso os moradores do distrito de Montalvão não sejam encontrados nas residências, eles devem receber o comunicado da SMS no prazo de 20 dias, para que compareçam ao CCZ com o animal, para a retirada da amostra de sangue. Os proprietários dos animais também têm a opção de procurar um médico veterinário particular de sua confiança para obter o laudo e apresentar ao CCZ. Nereu explica que após a retirada das amostras de sangue em Montalvão, os exames serão enviados para o Instituto Adolpho Lutz, para obter os resultados dentro de 15 e 20 dias.
Para a aposentada Cândida de Souza Coradette, 62 anos, que recebeu a equipe do CCZ para retirar a amostra de sangue de dois cães, o trabalho é importante para garantir a saúde da população e também dos animais. A ação no distrito de Montalvão ocorre porque dos dois casos importados registrados no município neste ano, de um total de cerca de 250 resultados emitidos, um foi confirmado em um cachorro que viveu por um ano em Montalvão. O outro cão diagnosticado com leishmaniose vivia no bairro Maré Mansa, onde a ação já foi concluída.
Neste sábado será a primeira etapa do trabalho do CCZ no Montalvão. A segunda coleta no local está prevista para o próximo (26/03). A recomendação do CCZ é de que a população esteja em casa no período da manhã e receba a equipe do município. O trabalho consistirá em duas etapas para realizar a coleta de sangue de 252 cães, que já foram cadastrados no CCZ em janeiro.No ano passado foram registrados 14 casos da doença em Prudente, sendo oito importados e seis autóctones, isto é, contraído dentro do próprio município. (Foto Marcos Sanches)
Fonte: Secretaria de Comunicação