Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes em tratamento ou que esporadicamente passam por consultas e avaliações médicas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Ítalo Honório Cerávolo, no Parque Cedral, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) inaugurou na manhã desta quinta-feira (27/01) a ampliação da farmácia e reforma geral do posto. Foi o primeiro compromisso do dia do chefe do Executivo. Na ocasião, na condição de engenheiro o prefeito enfatizou que é fácil construir obras e o que o difícil mesmo é manter sua operacionalização. “Principalmente em prédios públicos, onde normalmente a estrutura física está ruim e existe o mínimo de conforto. O complicado é equipar e colocar todo material humano para que os resultados possam surgir. Então estamos encerrando a entrega das cinco unidades visando isso, melhorar a qualidade neste setor que só é procurado por pessoas que passam por exames de rotina ou porque estão precisando realmente. É o mínimo que podemos fazer”, enfatizou em seu discurso.
Além da unidade inaugurada hoje pelo prefeito e pelo secretário municipal de Saúde Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, as outras referidas na ocasião e já inauguradas são as UBSs Ruy Dutra Barroso, no bairro São Pedro, Jacomino Leonardo Cerávolo, no Jardim Villa Real, Doutor Darcy Carneiro, localizada no Jardim Belo Horizonte, e Doutor Antônio Faucz, na Vila Nova Prudente. Para este ano, conforme enfatizado pelo secretário da pasta, a intenção da Prefeitura é reformar pelo menos outras nove unidades básicas espalhadas pelo município, e que também precisam ter suas estruturas melhoradas. Com exceção dos Prontos Atendimentos 24 Horas do Ana Jacinta que já foi reformado e inaugurado, e do Guanabara, todas as outras UBSs que não estão entre as cinco melhoradas serão readequadas nos mesmos moldes, obedecendo os padrões que exige o Ministério da Saúde.
O secretário da saúde diz que a inauguração de hoje significa muito mais que recuperação de toda parte hidráulica e elétrica que estava em condições ruins. “Proporcionar qualidade na saúde também é ter remédios que os médicos prescrevem no estoque. E graças ao trabalho que temos feito, todas as nossas farmácias estão abastecidas. O que falta são outros nove postos de saúde que precisam ser reformados também. A intenção é fazer isso ainda neste ano”, confirma.
Secretários municipais, funcionários da saúde, os vereadores Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB) e Oswaldo de Oliveira Bosquet (PSB), além de usuários, também participaram da solenidade. Bosquet foi quem apresentou requerimento ao Executivo solicitando melhorias no local. “Há muito tempo lutamos para oferecer melhores condições à população desta região, já que além daqui, moradores de outros bairros próximos como os jardins Sabará, São Paulo, Monte Alto e Jequitibás I e II também vêm buscar atendimento aqui [na UBS]. E esse comprometimento temos visto na gestão do prefeito Tupã. Quem ganha com isso somos nós enquanto população”, disse o vereador, agradecendo ainda ao vice-prefeito Marcos Vinha (PT) que também se esforçou na empreitada.
Conforme a enfermeira e gerente responsável pela unidade, Sandra Regina da Silva, a média mensal de atendimentos prestados no local, que durante a semana funciona como UBS das 7h às 17h e como Pronto Atendimento das 17h às 23h e aos fins de semana das 7h às 23h, gira em torno de 5.875, entre consultas médicas e serviços de enfermagem, como curativos, inalação, vacina, testes de diabetes, aferição da pressão arterial, atendimentos odontológicos e psicológicos, dentre outros. Para ela, usuários e funcionários do local acabam beneficiados. “Com essas reformas e adequações o posto ficou muito mais funcional e confortável. Os bancos que ficam na sala de espera foram todos trocados por cadeiras confortáveis. Foi possibilitado também água gelada e televisão para aqueles que aguardam por atendimento. Para nós funcionários também houveram melhorias, haja vista que o posto é uma extensão da nossa casa, pois a maior parte do tempo passamos aqui cuidando de vidas”, frisou.
A população também agradeceu. “Não dá para falar que o atendimento aqui melhorou porque já era bom. Mas o que a gente percebe é que ficou um prédio mais bonito e aconchegante. Além disso, os médicos e enfermeiros são todos atenciosos. Bom seria se todo local de saúde fosse igual aqui”, opina a moradora do Jardim Alto da Boa Vista, Sueli Rodrigues, 57 anos, que há quatro anos faz tratamento de hipertensão no local. “Eu também gostei da reforma e da melhor acomodação. Sem contar que todas as vezes que venho aqui nunca me deixaram na mão”, completa a moradora do Parque Cedral, Helena Voinstein Vasconcelos. (Fotos – Olímpio Moura)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO