A Prefeitura de Presidente Prudente oferece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social o serviço de atendimento do Centro de Referência da População Migrante de Rua, a antiga Casa de Passagem. Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica da pasta, Maria Helena Veiga Silvestre, assim que a pessoa chega na casa é acolhida, sendo que em seguida passa por entrevista com a assistente social que atua no local. “Nesse momento é avaliada a necessidade dessa pessoa, o porque da procura pelo local, o que realmente ela deseja e se ela está no município apenas de passagem. Após os dados coletados, o morador de rua recebe toda assistência necessária, como alimentação, roupa, itens de higiene, encaminhamento médico se preciso, alojamento e em alguns casos é fornecida a passagem de ônibus para que o migrante retorne a cidade de origem”, adianta.
De acordo com a diretora, o Centro de Referência disponibiliza 58 vagas. Nos finais de semana a procura aumenta. “Durante a semana passada tivemos cerca de 14 pessoas na casa por dia. Ontem [17/01] tínhamos 28, isso porque muitos passam pela cidade nesse período e não têm onde ficar ou condições de arcar com moradia e até dinheiro para voltar. Por isso aumento no número de hospedagem é sazonal”, explica. Conforme Silvestre, embora janeiro registra grande quantidade de chuvas, a procura pelo atendimento que é gratuito ainda não aumentou.
A assistente social da entidade, Elaine Oliveira Pardo Biscaino, explica que a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar mantém o trabalho de recolher os moradores de rua. No local, até o ano passado, foram cadastradas 31 pessoas que continuam recebendo acompanhamento conforme suas necessidades.
O Centro de Referência da População Migrante de Rua possui uma equipe de 27 funcionários, que atuam diuturnamente no sistema de plantão 24 horas para oferecer atendimento ininterrupto. A equipe é composta pela coordenadora, educador social, assistente social e auxiliar de enfermagem, auxiliares gerais, vigia, motorista e cozinheira.
Serviço – A entidade funciona ao lado da Secretaria de Assistência Social na rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, telefone 3223-6252.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO