Reconhecer o talento e o compromisso dos professores com uma educação de qualidade e que transforma vidas, além de dar visibilidade a ações que contribuam para a construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores. Estes foram os objetivos que levaram à criação do concurso “Boas práticas pedagógicas na construção da cultura da paz”, que reconhece iniciativas desenvolvidas por professores da rede municipal com foco na promoção do respeito, diálogo e convivência pacífica na escola.
A premiação ocorreu nesta quinta-feira (13), na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, em Prudente. O evento foi uma realização do Grupo de Trabalho do Programa Segurança no Ambiente Escolar, presidido pelo Ministério Público e composto por representantes do Deinter-8 da Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e Unidade Regional de Ensino de Presidente Prudente.
Durante a cerimônia, conduzida pelo promotor de Jusiça Marcos Akira Mizusaki, foram homenageados os professores vencedores nas modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental, cujos projetos se destacaram pela criatividade, impacto e contribuição para a cultura da paz nas escolas.
Os professores premiados foram os seguintes:
Educação Infantil:
1 • Aline Beatriz da Silva Azevedo – EM José Carlos João
2 • Maria Lúcia Rodrigues Paes – EM Nazarena Zamit
3 • Carolina Martins Souza – EM Sylvia Marlene
Ensino Fundamental:
1 • Alessandra C. Ferreira Faustino – EM José Carlos João
2 • Jorge José da Silva – EM Odette Duarte
3 • Sabrina Santos Pinto Nunes – EM Ivo Garrido
Os professores que ficaram em terceiro lugar ganharam um celular, enquanto os segundos colocados tiveram como prêmio, além do celular para o professor, outros dois aparelhos para uso administrativo e pedagógico. Já os primeiros colocados receberam um celular para o professor e mais três aparelhos para uso administrativo e pedagógico. Todos os prêmios foram disponibilizados pela Receita Federal.
A premiação contou também com a presença de autoridades, dos gestores das escolas envolvidas, reforçando a relevância do trabalho conjunto entre equipe gestora e docentes.
Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão interinstitucional que considerou critérios como originalidade, pertinência ao tema, impacto na comunidade escolar e potencial de replicação.
Durante o evento, representantes das instituições que compõem o Grupo de Trabalho reforçaram a importância de integrar esforços para apoiar iniciativas que previnem situações de violência e fortalecem vínculos entre escola, família e comunidade.
A Secretária Municipal de Educação, Karina Gomes, destacou que o reconhecimento fortalece o papel transformador dos educadores.
"Celebrar essas práticas é reafirmar a potência do trabalho pedagógico realizado diariamente em nossas escolas. Cada projeto premiado demonstra que a cultura da paz se constrói com sensibilidade, intencionalidade e compromisso com nossos alunos”, concluiu.
Fonte: Secretaria de Comunicação