A Prefeitura de Presidente Prudente realizou uma ação de sensibilização em pontos estratégicos do município, onde há concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa reuniu a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de fortalecer a campanha “Ajude de Verdade”.
A ação teve caráter orientativo e buscou conscientizar tanto a população quanto as pessoas abordadas sobre a importância de direcionar o apoio aos serviços da rede socioassistencial, garantindo acesso a direitos, acolhimento e atendimento adequado.
“Nossas equipes realizaram abordagens com escuta, diálogo e orientação, promovendo a aproximação do poder público com as diferentes histórias das pessoas em situação de rua, incluindo pessoas com deficiência”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacinto.
Nesta primeira etapa, a atuação conjunta permitiu identificar necessidades imediatas, mapear demandas específicas e compreender como esse tipo de atendimento pode contribuir para encaminhamentos mais eficientes e humanizados.
“Neste primeiro momento, conseguimos identificar pessoas que precisam de cadeira de rodas, outras que necessitam de atendimento na área da saúde, além de realizar orientações sobre transporte”, destacou Salvador Cruz Neto, coordenador municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A campanha “Ajude de Verdade” reforça que a solidariedade deve acontecer quando a população confia e aciona os serviços especializados, evitando ações isoladas que, mesmo bem-intencionadas, acabam mantendo pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação