Após quase dois anos, a cratera aberta na Rua João Elias Naufal, na Vila Iti, em Presidente Prudente, vai receber as obras de reparo. Nesta quinta-feira (15), o prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã assinou a ordem de serviço, autorizando oficialmente o início das intervenções e liberando a empresa vencedora da licitação a Noromix Concreto S/A para atuar no local.
Durante a coletiva de imprensa realizada no local, o prefeito realizou a assinatura da ordem de serviço. Estavam presentes o presidente da Câmara, William Leite, os vereadores Demerson Dias, Izaque Silva, Guilherme Alencar, Sara Lopes, Edgar Caldeira, além dos assessores dos vereadores Cesar Saito (Babu) e Mauro Neves. Também estavam presentes o ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, o prefeito de Martinópolis, Valdeci Soares dos Santos Filho (Soró), os assessores do deputado estadual Mauro Bragato e os secretários municipais da Prefeitura de Prudente.
“Hoje damos início à solução de um problema antigo, que há quase três anos afeta os moradores da zona leste. A Avenida Tancredo Neves é uma das principais portas de entrada da cidade, e esse buracão, além de prejudicar o acesso, compromete a imagem de Presidente Prudente. Esse avanço só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal, do deputado Bragato, do Guilherme Piai e, principalmente, do governador do Estado de São Paulo,Tarcísio de Freitas, que tem um olhar atento para a nossa região”, afirmou o prefeito Tupã.
As obras incluem adequações e melhorias no sistema de drenagem, além da reconstrução do pavimento asfáltico e das calçadas. O investimento é de R$ 3.809.162,52, recurso anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas durante visita ao município no ano passado, com contrapartida municipal de R$ 20 mil. As obras terão duração estimada de 10 meses.
“Sabemos da importância desta obra para a população, o que fica evidente pela quantidade de pessoas presente hoje neste lançamento. Nosso compromisso é executar tudo com a máxima qualidade para entregar uma obra à altura de Presidente Prudente”, afirmou Marcelo Tavares, gerente de licitações da Noromix.
A cratera existe desde abril de 2023 e afetou a ligação entre o Centro e a zona leste da cidade, impactando na mobilidade de moradores e motoristas que utilizavam a via diariamente.
Tudo começou após o rompimento de tubos subterrâneos responsáveis pelo escoamento da água, próximo à rotatória da Avenida Tancredo Neves. Na época, a Defesa Civil interditou o trecho para garantir a segurança de pedestres e motoristas. Com o passar do tempo e a intensidade das chuvas, o buraco aumentou de proporção, transformando-se em uma grande cratera a céu aberto.
No ano passado foi executado o projeto para o reparo da cratera, realizado pelo engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, José Seole. A intervenção prevê a substituição de 230 metros da galeria existente por tubos de concreto com dois metros de diâmetro, além da recomposição da pavimentação nas áreas afetadas pela obra.
“Na Avenida Tancredo Neves a galeria está aproximadamente a 10 metros de profundidade, o que exigirá uma escavação significativa para a substituição da tubulação. Após a conclusão dos trabalhos, as ruas João Elias Naufal e Antônio Lutero dos Santos também receberão recapeamento”, explicou o secretário municipal de obras, Marco Colombo.
Fonte: Secretaria de Comunicação