Teve início nesta sexta-feira (15/08) o Revelando SP 2025, um dos maiores encontros da cultura tradicional paulista, que ocorre de hoje (15) até domingo (17/08), sempre das 11h às 22h, no Centro de Eventos IBC, localizado na Rua Orlando Ulian, 153, Vila Furquim. A entrada é gratuita com atrações para toda família.
O prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” esteve presente nesta sexta, conversando com os expositores e percorrendo os estandes de artesanato e a praça de alimentação na área externa do IBC. O secretário de Cultura, Paulo Sanches, também esteve no local, oferecendo total apoio logístico aos expositores.
Os visitantes poderão conferir 75 estandes de diferentes cidades do estado de São Paulo, com oferta de sabores, artesanatos, produtos locais, divulgação de música, manifestações culturais e artísticas.
A artesã Carmélia Juvêncio, de 79 anos, de Presidente Prudente, já participou de 25 edições do Revelando SP. “Faz 25 anos que levo o nome do Revelando a todo o estado; já passei por Barretos, São José dos Campos”, disse. Segundo ela, o Revelando representa geração de renda, com a oferta de panos decorativos e caminhos de mesa. Carmélia atua com bordados que remontam a técnicas antigas, como crivo, bainha aberta e crochê siciliano.
A oleira Marisa Romão, 58, artesã de Cabreúva, e outros inscritos apresentaram projetos como “Mulheres dos Bairros no Caminho do Barro”; “Temos quase 100 anos de olaria e nunca houve um artesanato representado em nossa cidade, que já teve mais de 40 olarias”, afirmou Romão.
O oleiro Ednir Pavan conduzirá demonstrações no torno, ensinando a confeccionar produtos de argila. Segundo ele, participar do Revelando SP traz visibilidade aos artesãos; ele destaca que esta é a 4ª edição em que a olaria de Cabreúva participa.
Confira a programação do Revelando SP:
A programação inclui apresentações culturais, exposições de artesanato, gastronomia e shows musicais. Entre as atrações estão a dupla Carreiro & Capataz, na abertura (15); Demônios da Garoa (16); e, encerrando o evento, Fernanda Costa e o grupo Barra da Saia com o espetáculo Tributo a Inezita Barroso (17).
Fonte: Secretaria de Comunicação