A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), ampliou as ações de apreensão de animais de grande porte soltos em vias públicas e áreas urbanas de Presidente Prudente. Somente no primeiro semestre deste ano, 48 equinos foram recolhidos por circularem ou pastarem em locais inadequados. Para evitar a superlotação da unidade e garantir o bem-estar dos animais, o tempo de permanência na UVZ foi reduzido.

A quantidade de animais apreendidos chama atenção, principalmente quando comparada ao ano de 2024 inteiro, em que apenas seis animais foram retirados das ruas.

Agora, conforme determina a Lei Municipal nº 8.545/2014, após o prazo legal de sete dias, os animais apreendidos serão doados a entidades filantrópicas devidamente cadastradas e autorizadas. Anteriormente, os animais ficavam na unidade por tempo indeterminado, sem um destino claro, o que comprometia o bem-estar e o funcionamento da UVZ. Com a nova medida, já foram doados seis cavalos neste ano, em processos que seguem rigorosamente as diretrizes da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, incluindo a apresentação de exames de Anemia Infecciosa Equina, vacinação contra Influenza Equina e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

“Animais de grande porte soltos nas ruas representam risco à vida de motoristas, motociclistas e pedestres. Quem possui cavalos ou outros animais deste porte precisa zelar por sua guarda e evitar deixá-los em áreas públicas”, alerta Romário Luís dos Santos, gerente da UVZ.

Além de cumprir a legislação e proteger a segurança pública, a iniciativa otimiza a utilização dos recursos públicos, já que a permanência reduzida dos animais libera espaço na unidade e torna o atendimento mais ágil.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação