Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado da Cultura promove, na capital, no auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, a I Conferência Estadual de Arte e Cultura. O secretário Municipal de Cultura de Presidente Prudente, Fábio Nougueira marca presença no evento, que tem como proposta reunir produtores, artistas, representantes de entidades, instituições culturais e dirigentes municipais de cultura para discutir políticas de fomento da pasta.

Na quinta (26/11) Nougueira também participa da 2ª Conferência Estadual de Cultura realizada no mesmo local. Neste evento o secretário irá coordenar um dos temas discutidos: "Cultura e Economia Criativa". O objetivo é discutir as propostas elaboradas pelas secretarias municipais de Cultura. Estarão reunidos todos os delegados e dirigentes escolhidos nas Conferências Municipais.

Amanhã Prudente será representada por quatro delegados que foram eleitos na 1ª Conferência Municipal de Cultura realizada em setembro deste ano no Centro Cultural Matarazzo. "Todas as propostas que foram levantadas na Conferência Municipal serão levadas ao encontro", destaca o produtor cultural Denílson Biguete.

Os delegados presentes são representantes do poder público e sociedade civil, que foram eleitos em diversas categorias. São eles: Celso Aguiar (atividades socioculturais), Dulce Maria Rosa Cintra (Dança), o representante da Associação dos Violeiros Renato de Jesus Souza Silva (Cultura Popular), e a integrante do Centro de Direitos Humanos, Ivonete Aparecida Alves (Artes Plásticas).

"Este é um evento de importância nacional, pois é a primeira vez que se cria no Brasil uma discussão dessa abrangência em torno da cultura. Essa discussão começou nos municípios, passou para os Estados, e macroregiões e por fim, uma conferência nacional. É uma forma democrática de constituir um plano de política nacional" ressalta Aguiar.

Todas as propostas discutidas na 2ª Conferência Estadual de Cultura serão levadas para a Conferência Nacional que acontece em março em Brasília, onde serão discutidas e implantadas as políticas públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação